Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Percentual é bem menor do que registrado no mesmo período do ano passado; levantamento foi realizado entre 7 a 11 de novembro

Nesta sexta-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, divulgou o resultado do 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. De acordo com os dados, o índice está em 1,4%, bem abaixo dos 7,9% registrados no mesmo período do ano passado.

"Embora o Ministério da Saúde considere o ideal abaixo de 1%, acreditamos que o resultado do quarto LIRAa é extremamente satisfatório, pois continuamos fora do risco de epidemia. Além disso, começamos janeiro de 2016 com um índice de 8% e chegamos no inverno com 0,3%. Ou seja, o menor LIRAa dos últimos anos”, disse Martin. “Estamos com uma margem de controle de infestação do mosquito boa e temos que manter a mobilização e a população ativas, para que esse índice não suba", complementou.

Ele ressaltou que, o índice do LIRAa anterior, realizado em julho, foi menor em função das condições climáticas, uma vez que, em temperaturas mais baixas, a proliferação do mosquito é bem menor.

O levantamento aconteceu de 7 a 11 de novembro, quando foram inspecionados 8.969 imóveis de 186 localidades de todas as regiões do Município. Nas visitas, os agentes do Setor de Endemias encontraram 97 localidades com focos e 89 sem o mesmo. Ao todo, foram levados às análises laboratoriais 231 amostras, sendo que destas, em 121 imóveis haviam focos positivos.

A região com o maior índice de infestação foi a central. Nela, a cada 100 imóveis vistoriados, 2.25 estavam com focos positivos do mosquito transmissor da dengue, da zika vírus, da febre amarela e da chikungunya. A segunda região com o maior índice é a Leste, com 1.67% de infestação; seguida pelos bairros da região sul, com 1.24%; da oeste com 1.16% e pela norte com 1.04%.

Com relação aos criadouros do mosquito, manteve-se o índice de 35% em recipientes plásticos, garrafas e latas em ambientes peridomiciliares, isto é, em área compreendida em um raio de até 50 metros em torno do domicílio. Na sequência, registrou-se uma queda na categoria de Depósitos Móveis, que atualmente é responsável por 26,6% dos focos. São considerados depósitos móveis os vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais e outros.

Já os depósitos fixos como as calhas de água da chuva, lajes, ralos e sanitários em desuso somaram 13,3% dos focos encontrados. Demais locais como baldes com água, dentro das casas ou nos quintais, assim como tanques e barris registraram quase 12% dos focos. Os 13% dos focos restantes estavam espalhados em depósitos elevados ligados à rede, pneus e materiais rodantes, e em depósitos naturais como buracos em árvores e bromélias.

Durante a apresentação, Martin também explicou que houve uma mudança no perfil dos insetos encontrados nas regiões inspecionadas pelos profissionais da saúde. Segundo o assessor técnico do setor de Endemias, Elson Belisário, em todos os levantamentos feitos pela Secretaria Municipal constatou-se a presença dos mosquitos Aedes aegypti, Aedes albopictus (vetor da dengue) e do culex (pernilongo comum).

“Nesse LIRAa, notamos uma presença maior do pernilongo comum, que na nossa região não é transmissor de doenças, dentro dos domicílios. Isso significa que pode haver uma competição de espécies por território, onde o aumento da presença do culex traz um resultado positivo, porque nos dá mais tranquilidade para desenvolvermos as ações de controle de epidemia no município”, explicou Belisáro.

Números da dengue – de janeiro até o momento, a Secretaria de Saúde registrou 14.293 notificações relativas à dengue. Deste total, foram confirmados 5.134 casos e descartados 8.296. Outros 863 casos estão em andamento, aguardando o resultado de exames de laboratório.

No que se refere à chikungunya, de agosto até o momento, o município notificou seis suspeitas, sendo cinco moradores de Londrina. Destes, quatro foram descartados e um está em análise. Quanto ao zika vírus, no mesmo período, foram notificados quatro casos, sendo todos de Londrina. Eles estão em análise laboratorial.

Mobilização – Segundo o secretário de Saúde, o atual índice do levantamento mostra que é importante que a população se mantenha em alerta no combate aos criadouros do mosquito. “Precisamos localizar os criadouros e removê-los para o saco plástico, para o caminhão do lixo levá-los. Cada um deve fazer o que depende unicamente de nós. Vamos combater esses locais de reprodução do mosquito e eliminá-los, pois assim acabamos com o Aedes aegypti.”  

A mobilização contra a proliferação do inseto vai continuar por meio dos trabalhos educativos desenvolvidos pelos agentes de endemias e profissionais da saúde, com o fortalecimento da rede de parcerias (que inclui esforços de secretarias municipais, associações de bairro, empresas, igrejas, escolas, sociedade civil e várias entidades locais) e com a campanha "10 Minutos contra o Aedes”. A campanha continuará distribuindo panfletos e realizando palestras, como objetivo de incentivar e conscientizar as pessoas a utilizarem 10 minutos de seu dia para promoverem a limpeza de seus quintais e residências como atividade rotineira, durante todo o ano.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.