Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, ontem (2), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.212 notificações relacionadas à doença. Deste total, 30 casos foram confirmados e 2.034 descartados. Outros 148 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informou que houve uma redução de 99% nos casos confirmados com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 5.084 casos de dengue, de janeiro a julho. Machado atribui a redução dos casos a uma condição climática favorável e as ações de prevenção e conscientização feitas com a população, desenvolvidas pelo Município, além do trabalho de remoção mecânica de criadouros.

Machado destacou que os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde têm trabalhado todos os dias nas ações de prevenção com a comunidade londrinense. “Isso, somado ao forte envolvimento da sociedade civil, foi fundamental para redução nos casos”, frisou.

Contudo, segundo o secretário, apesar dos números serem favoráveis, é importante que a população não se descuide, para que não haja nenhuma possibilidade de uma epidemia da doença durante o verão, época mais crítica para a dengue. “Manter as ações de forma conjunta entre o poder público e a sociedade é fundamental para que não haja a proliferação do mosquito e consequentemente o aumento dos casos da doença”, destacou.

Isso porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até 450 dias em ambientes secos, podendo vir a eclodir no verão, devido a chuvas e temperaturas mais altas. A orientação é para que a população dedique pelo menos 10 minutos, a cada dois dias, para vistoriar os seus quintais e casas, recolhendo objetos que podem acumular água. Lembrando que além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela.

Ações educativas – Nesta quinta-feira (3), às 9 horas, a coordenação de Controle de Endemias irá promover uma ação de conscientização com os jovens que participam do Centro de Formação Cidadã da Região Oeste (CFC-Oeste), na Rua Genivaldo Dias Souza.

Haverá palestra e exposição com o larvário, que contém o ciclo evolutivo do Aedes, além de maquetes e materiais lúdicos, que simbolizam os possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é conscientizar os adolescentes para que eles ajudem no combate. O jovens participarão ainda de uma passeata pelo bairro, no dia 9 de agosto.

Na sexta-feira (4), a partir das 8h30, os alunos da Escola Municipal Ruth Lemos, que fica na Rua Francisco de Assis Fernandes Ruiz, 533, na região norte, receberão a visita dos agentes de endemias. Os profissionais repassarão informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Todos os alunos de 6 a 12 anos receberão as informações dos agentes de endemias. Para isso, eles foram divididos em três grupos, sendo o primeiro no dia 4, o segundo no dia 7 e o terceiro no dia 14 de agosto. Após a finalização do trabalho educativo, as crianças participação de uma ação prática, com os agentes de endemias, no dia 14 de agosto.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.