Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Associação Médica de Londrina promove jornada sobre “Endocrinologia no Paciente Idoso” e médico orienta que visitas ao especialista devem ser anuais

Desequilíbrios hormonais são comuns no processo de envelhecimento, a exemplo da diminuição da produção de insulina pelo pâncreas - que leva ao diabetes -,  dos problemas da tireoide e também  das alterações do estrogênio e da testosterona, que são hormônios cuja diminuição acarreta em perda de massa muscular (sarcopenia) e também de massa óssea, já que os hormônios são fundamentais para manter a qualidade dos ossos.

E para discutir a ocorrência desses problemas e os novos tratamentos  disponíveis, será realizada em Londrina, no dia 06 de agosto, a 1º Jornada AML/GEENP, com o tema “Endocrinologia no Paciente Idoso”, voltada para médicos endocrinologistas e  geriatras, além de  ginecologistas, reumatologistas, ortopedistas e cardiologistas, entre outras especialidades. O evento é promovido pelo Departamento de Endocrinologia da Associação Médica de Londrina (AML) e o GEENP – Grupo de Estudos em Endocrinologia Norte do Paraná.

O chefe do Departamento de Endocrinologia da Associação Médica,  Dr. Victor Hugo Ferreira, ressalta a importância desse tipo de evento formatado para  capacitar os médicos a diagnosticar e tratar adequadamente as mudanças hormonais que ocorrem no processo de envelhecimento e, assim,  garantir mais qualidade de vida ao paciente idoso.

“Massa óssea e  massa muscular, por exemplo, são assuntos de grande relevância para a saúde do idoso, porque preservar ou mesmo recuperar a massa muscular garante mais autonomia, mais funcionalidade, para a pessoa e, consequentemente, diminui as chances de fraturas. Lembrando aqui que as fraturas são causa importante de mortalidade de idosos, assim como  de perda de qualidade de vida”, analisa Dr. Victor Hugo Ferreira.

Outro tema em debate na  1º Jornada AML/GEENP será o diabetes – doença que pode afetar mais de 10% dos pacientes idosos. “São várias inovações em relação à abordagem e tratamentos para prevenir as complicações e ter um bom controle do diabetes”, frisa o médico.

Quando o idoso deve procurar um endocrinologista?

O médico endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo. Com o passar dos anos, vários sistemas hormonais podem apresentar desequilíbrios – como deficiência ou excesso de produção -  e por isso a orientação do  chefe do Departamento de Endocrinologia da Associação Médica de Londrina é que  o idoso,  ao menos uma vez por ano, procure um endocrinologista para avaliar sua saúde hormonal. “Com certeza esse cuidado vai impactar muito na qualidade de vida e na própria duração da vida”, conclui Dr. Victor Hugo.

Inscrições  e programação completa

As inscrições para a 1º Jornada AML/GEENP  estão abertas e são gratuitas  e exclusivas para médicos pelo site https://www.even3.com.br/jornadageenpaml/

Entre os assuntos que serão abordados estão: Sarcopenia no Idoso, com a geriatra Dra. Lindsey Mitie Nakakogue; Insuficiência Cardíaca e Diabetes, com o endocrinologista Cristiano Barcellos; Hiperparatireoidismo Primário, com  a  endocrinologista Dra. Claudia Nascimento Montemor; Tratamento da Osteoporose, com a também endocrinologista Dra. Maisa Monseff Rodrigues da Silva. Todas as palestras serão seguidas por espaços de discussão.

Cristina Luchini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.