Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

UBS do Jardim Ideal recebeu nesta ontem (14) uma atividade de exposição e orientação a usuários; também foram divulgados os números da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, vem realizando uma série de trabalhos educativos em todas as regiões de Londrina. O objetivo é promover a conscientização junto à comunidade para fortalecer a mobilização no combate à dengue e outras endemias. Nesta quarta-feira (14), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ideal, na região leste, sediou, das 8h30 às 14 horas, uma ação com exposição de endemias, entrega de informativos e orientações aos usuários.
 

Segundo a agente de Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, várias localidades do município, em especial aquelas que apresentam maior incidência do mosquito Aedes aegypti, estão sendo atendidas com diferentes abordagens educativas. “A intenção principal é ampliar a divulgação para incentivar a população a fazer sua parte e contribuir para evitar epidemias de dengue e intensificar a prevenção contra outras doenças. O envolvimento dos cidadãos é essencial neste processo”, afirmou.
 

Cristina informou ainda que a UBS do Jardim Ideal terá um agente de endemias fixo para dar continuidade a este trabalho de divulgação voltado às endemias. Outras unidades de saúde da região leste também contarão com um agente para conversar e orientar os usuários diariamente. “Haverá a entrega de panfletos e informativos sobre a dengue e orientações relativas a outras doenças. UBSs, como a do Jardim Marabá e do Conjunto Mister Thomas, também terão agentes de endemias realizado as abordagens educativas. Diferentes locais de Londrina ainda receberão serviços de divulgação, incluindo espaços como o terminal urbano de ônibus”, contou.
 

Durante as exposições de endemias, além de trazer à tona o tema da dengue e seu vetor transmissor, o Aedes aegypti, as equipes de agentes de Endemias do Município costumam fazer demonstrações sobre doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose e prevenção contra a proliferação de escorpião e caramujo africano.
 

Região Norte

A próxima ação educativa do setor de Endemias irá ocorrer no sábado (17), durante mais uma edição do evento “Verão no Lago”, que será realizada no Lago Norte, a partir das 15 horas. Uma equipe de agentes estará presente no evento fornecendo orientações e informações sobre o mosquito Aedes aegypti, caramujo africano, bicho barbeiro e escorpião. A orientação ao público será feita por meio de maquetes e exposições, além de materiais simbólicos sobre criadouros do Aedes aegypti.
 

O evento é uma iniciativa da TV Tarobá por meio da qual são oferecidas atividades gratuitas à população, por meio de atrações esportivas, culturais, de recreação e lazer.
 

Números

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (14), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 497 notificações. Deste total, foram dois casos confirmados, 57 descartados e outros 438 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.