Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na Semana Mundial de Amamentação 2019 (SMAM), comemorada na primeira semana de agosto, o Ministério da Saúde lança campanha e habilita mais 39 Hospitais Amigo da Criança no país

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou ontem (31), em Brasília, a campanha anual de incentivo à amamentação. A ação marca o início da Semana Mundial de Amamentação 2019 (SMAM), que ocorre na primeira semana de agosto, em mais de 170 países. Neste ano, o destaque é para a importância do amparo de toda a rede de apoio (família, amigos, profissionais de saúde, empresários) aos pais, em especial às mulheres que estão amamentando. Na ocasião, o ministro também anunciará a habilitação de 39 unidades hospitalares como Hospital Amigo da Criança, para qualificar ainda mais a atenção à saúde da gestante e do bebê no país.

Durante a cerimônia, o ministro da Saúde informou que está discutido junto com os estados e os municípios novos critérios para repasse de recursos para a Atenção Básica, trazendo como um dos benefícios, o estímulo dos agentes de saúde a trabalharem o tema da amamentação junto à população. “O modelo atual de pagamento da Atenção Básica é feito por meio de números estáticos, ou seja, por per capita e número de equipes de Saúde da Família. Agora, queremos que o repasse seja feito, também, por indicadores. Alguns são clássicos, como a mortalidade infantil, e agora estamos colocando, como indicador, o tempo médio de amamentação nas cidades, onde as equipes de saúde estão inseridas. Assim, quanto mais o tempo médio de amamentação aumentar localmente, mais recursos poderão ser disponibilizados, para estimular cada vez mais o trabalho com foco na amamentação", explicou o ministro.

O lançamento da campanha aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, e teve a participação da representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross e da representante da UNICEF, Florence Bauer. A cerimônia também contou com os depoimentos da Juíza do TJDFT, Caroline Lima, mãe, apoiadora da amamentação e responsável pelo credenciamento de quatro Salas de Apoio à Amamentação no TJDFT; e da primeira dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, sobre sua atual experiência de amamentação e os trabalhos desenvolvidos no Governo do Distrito Federal (GDF) para a causa da saúde da criança.

Das 39 unidades hospitalares que serão anunciadas como Hospital Amigo da Criança, 31 terão a habilitação renovada, representando incremento do incentivo financeiro repassado pelo Governo Federal. As outras oito unidades serão habilitadas pela primeira vez. Com a medida, o Ministério da Saúde irá repassar um total de R$ 2 milhões ao ano para o custeio dessas unidades. Atualmente, o Brasil possui 317 hospitais Amigos da Criança e repassa, anualmente, mais de R$ 9 milhões para a iniciativa, que visa a reorganização das práticas hospitalares, para aumentar as taxas de amamentação na primeira hora de vida e aleitamento exclusivo na alta hospitalar.

A iniciativa existe em 131 países e estimula práticas de atendimento humanizado às mães e bebês, além do incentivo ao parto normal. Trata-se de um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais, que devem respeitar critérios, como os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactantes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras; além do cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai na unidade de saúde e a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas.

O Brasil tem o tema do aleitamento materno como uma agenda prioritária. Assim, tem investido em ações de saúde pública para garantir uma melhor assistência às mães e bebês, inclusive na regulamentação de leis que promovem e protegem o aleitamento materno contra o marketing abusivo de produtos que interferem na amamentação.

Durante o lançamento da campanha nacional de incentivo à amamentação, o ministro da Saúde anunciou a certificação de duas novas Salas de Apoio à Amamentação no Distrito Federal: uma na Fiocruz Brasília; e uma no Ministério da Cidadania. Os dois serviços terão capacidade para atender cerca de 800 mulheres em suas unidades. A ação de incentivo à criação de salas de apoio à amamentação é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. O Brasil possui 228 Salas de Apoio à Amamentação em todo o país credenciadas pelo Ministério da Saúde.

A ação surgiu em 2010, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, com o objetivo de apoiar a mulher que retorna ao trabalho após o nascimento do seu filho e deseja continuar amamentando o filho. As Salas de Apoio à Amamentação são locais simples e de baixo custo para as empresas, onde a mulher pode retirar o leite durante a jornada de trabalho e armazená-lo corretamente para que ao final do expediente possa levá-lo para casa e oferece-lo ao bebê.

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida.

Campanha Amamentação

Neste ano, a campanha traz o slogan “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida”, que reforça o tema anual da Semana Mundial de Amamentação da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA): “Capacite os pais, permita a amamentação” (tradução livre). A mensagem traz o apoio e o incentivo à família que está amamentando, e mostra a importância deste momento para o bebê. A campanha também reforça a importância de amamentar até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os 6 meses de vida do bebê. A veiculação da campanha ocorre entre os dias 1º e 15 de agosto.

Amanda Mendes/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.