Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, irá promover diversas ações na próxima segunda-feira (7). A primeira, das 8h30 às 14 horas, será um mutirão educativo de combate ao Aedes aegypti no bairro São Jorge, região norte da cidade.

O objetivo é reforçar as orientações de prevenção aos moradores dos bairros São Jorge e Nossa Senhora da Aparecida. Haverá entrega de sacos de lixo para armazenamento correto dos objetos que podem acumular água, podendo se tornar criadouros para o mosquitos, e distribuição de panfletos com orientações.

Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, o São Jorge apresentou alto índice de infestação do Aedes (17.39%), de acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado no dia 26 de abril. “Por isso a importância de reforçar as orientações com a comunidade”, apontou.

No mesmo dia, das 9 às 11 horas, também no São Jorge, os alunos do projeto Viva a Vida vão participar de um mutirão de remoção mecânica de possíveis criadouros, no entorno da sede do projeto. “Vamos concluir um trabalho de limpeza e educação com os moradores, realizado desde outubro de 2017, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A intenção é que os moradores   mantenham o bairro limpo, não joguem lixo em local inapropriado, para que não corram o risco de serem acometidos por doenças”, explicou.

Ainda no dia 7, o setor de endemias também estará participando de uma ação promovida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Chefe Newton, na igreja católica Nossa Senhora de Guadalupe, onde a unidade estará fazendo a pesagem e verificação de carteirinha de vacinação das famílias cadastradas no Bolsa Família, condicionante para que os beneficiários continuem recebendo o benefício. A ação contará com a presença de um agente de endemias, que estará no local das 9 às 16 horas reforçando os cuidados com o lixo. Os profissionais da UBS estarão presentes também na terça-feira (8), na igreja. Nos dois dias, as ações serão das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Exposição – A Secretaria de Saúde realiza ainda, de 7 a 11 de maio, das 8h30 às 14 horas, uma exposição de endemias no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cispemar), localizado na Travessa Goiânia, 152. Serão levados o larvário do Aedes aegypti, que contém as fases do mosquito, além do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião.

Também haverá materiais lúdicos, que simbolizam criadouros, e a população receberá informações sobre a leishmaniose. “O objetivo é orientar os servidores e usuários do serviço, sobre os cuidados para evitar as doenças. Todos os anos fazemos este trabalho no Cismepar e o interessante é que atingimos pessoas de diversos municípios da região, não só de Londrina”, destacou Lucimara.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.