Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As ações de combate à dengue e outras endemias prosseguem em Londrina. No próximo sábado (16), das 9 às 13h30, no Calçadão, a coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realiza a ação de educação “Diga não à Dengue, Chikungunya e Zika”, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Sindicato Nacional dos Aposentados. A ação será concentrada em frente ao Banco do Brasil.

Serão feitas abordagens aos circulantes do local, a fim de mobilizar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e febre Zika. A população também será orientada sobre outras endemias, como leishmaniose, esquistossomose, febre amarela e seus agentes transmissores.

A educadora em Endemias do município, Lucimara Vasconcelos, explicou que haverá montagem de barracas, maquete que demonstra o quintal certo e errado, larvário com as fases do mosquito Aedes Aegypti, cartazes e panfletos sobre o combate à dengue. “A intenção é conscientizar a população sobre o perigo destas doenças”, disse.

Além da ação educativa, segundo a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Diana Martins, os agentes de endemias do município continuam realizando o trabalho de rotina na cidade. O trabalho inclui vistoria em imóveis, bloqueio em áreas de provável transmissão e atendimento as denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. As atividades são realizadas de segunda a sábado, das 8 às 14 horas.

Denúncias - Segundo a gerente, o número de denúncias de locais com possíveis focos do mosquito tem aumentado muito, desde a publicação do Alerta Epidemiológico e Estado de Emergência contra a dengue, no dia 24 de novembro de 2015. Segundo dados da Vigilância Ambiental, de 1 a janeiro a 24 de novembro de 2015, foram registradas 1.139 denúncias, representando uma média de 103 atendimentos por mês.

Após a publicação do decreto, no período de 25 de novembro a 16 de dezembro do mesmo ano, ou seja, menos de um mês, foram registrados 610 denúncias. A maior parte das denúncias foram para possíveis focos na área central (27%), seguida pelas regiões oeste (26%), norte (16%), sul (14%), leste (12%) e rural (2,3%). Ultimamente, o setor tem atendido uma média de 30 a 40 denúncias por dia.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-4001893, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e nos sábados em que a equipe está a campo até às 14 horas. Também é possível enviar um e-mail para falecom@londrina.com.br.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.