Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação será realizada durante o evento Tarobá no seu Bairro; divulgados os números da dengue em Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai participar de mais uma edição do evento Tarobá no seu Bairro, que acontece neste sábado (8), no Lago Norte. Será montada uma exposição sobre o Aedes aegypti e diversas endemias, das 9 às 13 horas. Durante a iniciativa, a comunidade receberá informações sobre a dengue, zika vírus, chikungunya e outras doenças.

O objetivo principal é reforçar a conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti para que não ocorra uma epidemia de dengue em Londrina. Para isso, será exibido o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, no que diz respeito à prevenção da proliferação do mosquito.

Também será exposto o mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião. Serão passadas ainda informações sobre a Leishmaniose, doença infecciosa, causada por parasitas do gênero Leishmania.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, a população deve reforçar os cuidados com o Aedes nesta época do ano, que tem temperaturas elevadas e umidade, aumentando o risco de proliferação do mosquito. A orientação é para que a população vistorie suas casas e quintais, pelo menos duas vezes por semana, com atenção especial a lugares que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, bebedouros de animais, ralos, calhas, entre outros.

Os cuidados são necessários pois o 4º e último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado no final de outubro, apontou que Londrina está com índice de Infestação Predial de 5,4%, dado estatístico que coloca o município em situação de risco de epidemia de dengue.

O estudo mostrou ainda que mais de 70% dos focos do mosquito encontrados nos imóveis vistoriados são provenientes da soma dos criadouros identificados em depósitos móveis (vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros), e de lixo, incluindo recipientes plásticos, garrafas e latas.

Números

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na quarta-feira (5), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.607 notificações relacionadas à doença. Deste total, 33 casos foram confirmados, 2.265 descartados e outros 309 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.