Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, prossegue com as ações educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Na próxima semana, de segunda (24) a quarta-feira (26) haverá três dias de palestras na Escola Municipal Mari Carrera Bueno (antigo Caic da região oeste), localizada na rua José Borale, 325, Jardim Santa Rita.

Na segunda-feira (24) a palestra acontecerá das 9 às 11h30 e na terça (25) e quarta (26), das 8h30 às 11h30. Participarão cerca de 470 alunos, além de professores e outros colaboradores. As informações serão sobre os meios de prevenção, tipos de materiais que podem se tornar criadouros para o mosquito, vetor e as doenças transmitidas por ele.

Também haverá exposição do larvário, que demonstra o ciclo evolutivo do mosquito com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. Haverá ainda demonstração do quintal certo e errado e exposição de materiais lúdicos que representam os materiais que podem acumular água, servindo de criadouros para o mosquito.

Segundo a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, o objetivo da ação é formar, entre os alunos, multiplicadores de informações, combatendo o Aedes aegypti. “É uma complementação do trabalho que vem sendo realizado pelas escolas”, frisou. Lucimara informou que outra ação será realizada na unidade escolar no início de maio. “Levaremos os alunos para o entorno da escola, para que façam o reconhecimento de materiais que podem ser possíveis criadouros para o mosquito”, adiantou.

Outra ação – Na terça-feira (25), haverá uma palestra e treinamento de combate ao Aedes no Condomínio Royal Golf, que fica na rua Alameda Eliane Marcia Taraslone Peixe, 300, região oeste. O objetivo é conscientizar os colaboradores e moradores sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito.

Na palestra também serão repassadas informações sobre o ciclo do Aedes, meios de prevenção, doenças provocadas por ele e tipos de criadouros. Já o treinamento será direcionado às pessoas que cuidam da limpeza do local. “Iremos reforçar os materiais que podem acumular água e os lugares que podem ser acumuladores de focos”, informou Lucimara.

Foram convidados funcionários do condomínio, moradores e as pessoas que trabalham nas residências. Os participantes também vão receber panfletos e cartazes com diversas orientações. Além disso, os agentes de endemias também levarão o larvário, com as fases do mosquito.

Depois da ação educativa, a equipe do setor Endemias fará uma vistoria no condomínio, agendada para o dia 2 de maio. Outros condomínios que têm interesse em agendar palestras e vistorias podem ligar no telefone 0800 400 1893, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Números da dengue - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (19), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.515 notificações relacionadas à doença. Deste total, 20 casos foram confirmados e 1.047 descartados. Outros 448 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.