Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira (28), das 8h às 16h, o 4º ano do “Fique Sabendo UEL”, que tem como objetivo levar informação e testes rápidos aos universitários e servidores públicos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação será realizada no Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), da Universidade Estadual de Londrina, situada à Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380.

Cada pessoa receberá, gratuitamente, quatro testes rápidos que indicam reagente para Doenças Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites B e C). Além dos testes, os profissionais da saúde alertarão sobre a importância de medidas preventivas como o uso de preservativos.

Inicialmente, estarão disponíveis testes para 200 pessoas, o que significa 800 exames rápidos, que pode aumentar conforme a demanda. Na última edição do “Fique Sabendo UEL”, os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram 748 testes rápidos, em 187 alunos e funcionários.

O público-alvo são os jovens universitários, na faixa de 20 a 29 anos, e os funcionários públicos da UEL. De acordo com o enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Edvilson Lentine, a escolha desse público deve-se ao aumento da incidência de doenças como a Sífilis e o HIV. “Os jovens de 20 a 29 anos são o público base do CTA, em especial, os homens, pois eles geralmente não procuram os serviços da rede municipal de saúde e são, a maioria em casos positivos, de doenças como o HIV e a Sífilis”, explicou.

Os testes levam de 15 a 30 minutos para ficarem prontos e são feitos por uma equipe de 15 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, dentistas e assistentes sociais. Todos treinados para manter sigilo total das informações sobre o diagnóstico dessas doenças.

Casos das Doenças em Londrina

Sífilis - Com relação aos casos de Sífilis no Município, de acordo com os dados do CTA, de 1º de janeiro de 2016 até hoje, 743 pessoas fizeram o teste rápido para a detecção da doença. Destes, 65 deram positivo, sendo que 49 são homens e 16 mulheres. A faixa etária com o maior índice da doença são os jovens de 20 a 24 anos, seguidos pelos de 25 a 29 anos, o que também foi verificado no ano passado.

Durante o ano de 2015, 2.136 cidadãos procuraram o CTA para o teste rápido, e destes, 159 foram detectados com a enfermidade. Entre esses, 119 são homens e 40 são mulheres.   

HIV/AIDS – No que refere-se ao vírus HIV, de janeiro até o momento, 743 pessoas fizeram o teste rápido. Destas, 38 casos foram positivos, sendo que 33 são homens e cinco são mulheres. A faixa etária com maior quantidade de casos positivos vai dos 25 aos 29 anos, seguida pelo segmento com 20 a 24 anos. Índice que se manteve desde 2015. No ano passado, dos 2.136 munícipes que fizeram os exames, 83 deram positivos para o HIV, sendo que 67 são homens e 16 são mulheres.

Hepatite B - Neste ano, 743 pessoas fizeram o teste rápido para Hepatite B. Destes, quatro deram positivo, sendo três mulheres e um homem, que estão classificados na faixa dos 45 a 49 anos de idade. Durante 2015, o CTA registrou cinco casos positivos, sendo três homens e duas mulheres, na faixa etária de 50 a 59 anos.

Hepatite C – Com relação a Hepatite C, este ano, dos 743 cidadãos que realizaram os exames, quatro casos foram positivos, sendo três homens e uma mulher, todos na faixa dos 50 a 54 anos. Em 2015, foram 14 casos positivos, entre nove homens e cinco mulheres, de 50 a 54 anos.

Segundo o enfermeiro do CTA, é possível perceber através dos dados, a diferença do perfil das pessoas com sorologia positiva para Sífilis, HIV e Hepatites. “Precisamos conversar com os jovens, porque há uma tendência perceptível no aumento de casos positivos de HIV e Sífilis, nesse público jovem. São doenças transmitidas, na maior parte dos casos, através do sexo sem preservativo. Já as Hepatites B e C acometem pessoas com mais idade, porque são doenças crônicas, que demoram para se manifestar e, muitas vezes, o doente não sabe que tem o vírus”, explicou Lentine.

Sobre Sífilis

Sífilis é uma doença infecciosa causada por bactéria. Ela tem três estágios, que são primário, secundário e terciário. No primário, até o quarto mês, aparecem lesões na região genital feminina ou masculina. No secundário, que vai do sexto mês até um ano do contágio da doença, aparecem feridas na palma da mão e/ou na planta do pé do doente. Já no último estágio, após um ano, geralmente o paciente não apresenta sintomas. Porém, órgãos como o coração, o cérebro e os ossos são afetados pela bactéria.

Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha, por transfusão de sangue contaminado (o que acontece raramente dado os testes de biologia molecular que são realizadas antes da doação de sangue e dão maior fidedignidade aos resultados) ou pela mãe infectada para o bebê. Em todos os casos, o teste rápido detecta a doença.

Sobre HIV/AIDS

Existem diferenças entre os termos HIV e Aids, o primeiro refere-se ao vírus e o segundo à doença propriamente dita. Entre a infecção pelo vírus HIV e a manifestação da doença no organismo há um período de oito anos. A ação do vírus é de destruição das defesas do corpo humano deixando o organismo suscetível a todo tipo de doença.

A transmissão acontece, principalmente, por meio de relações sexuais e quando há o contato com os fluidos do organismo de um indivíduo contaminado. A prevenção é feita por meio do uso de preservativos nas relações, bem como o não compartilhamento de seringas e de objetos perfurocortantes como, por exemplo, piercings e agulhas de tatuagem com sangue ou fluidos. Quanto mais rápido o diagnóstico for realizado, menos impactos são causados na vida do paciente.

Onde fazer o teste rápido

Os testes rápidos podem ser feitos no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, que fica na Alameda Manoel Ribas, n° 1, de segunda a quinta-feira, às 8h30 ou às 11h30. É preciso chegar com 30 minutos de antecedência e estar munido de um documento de identificação pessoal com foto, um RG, por exemplo.

Além do Centro de Referência, os testes rápidos são realizados em 35 Unidades Básicas de Saúde. Para saber os dias e o horário de coleta é necessário telefonar na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Os testes são gratuitos.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.