Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é transformar a cidade em referência nacional no provimento de produtos e serviços, através da integração da cadeia, e da excelência em pesquisa e inovação

Foi lançado oficialmente, na quinta-feira (21), o Polo de Saúde de Londrina. A iniciativa é do Sebrae/PR e grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial. Durante a solenidade, a Fundação CERTI apresentou o estudo e planejamento desenvolvidos em parceria com diversas entidades para que Londrina se torne referência nacional no provimento de soluções em produtos e serviços para a saúde, através da integração da cadeia e da excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O coordenador de projetos do Centro de Inovação Tecnológica em Empreendedorismo Inovador (CEI) da Fundação CERTI, Cleber Borba Nascimento, destacou as principais estratégias do Polo como a retenção de profissionais da área e estreitamento do contato com instituições de ensino; ampliação do potencial inovador e tecnológico das empresas; facilitação na captação de recursos; fortalecimento da cultura do empreendedorismo e inovação; melhoria da representatividade política; promoção do acesso a mercado e aumento da competitividade; e transformação do Polo de Saúde de Londrina em referência nacional.

A consultora e gestora do projeto de Saúde do Sebrae/PR, Simone Millan, lembrou que a iniciativa foi construída a muitas mãos. Mais de 100 lideranças se envolveram no planejamento do setor, que faz parte do ecossistema de inovação de Londrina. “Agora, temos o olhar do poder público para a saúde também como um setor econômico e de desenvolvimento”, avaliou. Para ela, a criação do Polo vai dar visibilidade para Londrina buscar investimentos e novos ativos.

O presidente do grupo Salus, João Claudio Santilli, lembrou que a missão da entidade é fomentar o desenvolvimento de Londrina como referência e excelência em saúde.  “O lançamento do Polo de Saúde de Londrina é a finalização de uma etapa. Temos 77 ações estabelecidas no planejamento que terão que ser executadas e precisamos da cooperação de todos”, afirmou.

A coordenadora de Saúde e Bem-Estar do Sebrae Nacional, Lea Lagares, afirmou que o setor possui gargalos na área de gestão e empreendedorismo. Ela informou que o Sebrae Nacional apoia o projeto de Londrina desde 2013 e disse que o trabalho é referência nacional. “Temos a intenção de colocar a saúde no patamar que ela precisa estar, que é o primeiro lugar”, completou.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Claudio Tedeschi, a conexão de boas cabeças bem intencionadas, com histórico e conhecimento, faz a diferença na comunidade. Ele observou que é necessário promover a interação entre os cinco setores que formam o ecossistema de inovação de Londrina. “É isso que vai construir o que eu chamo de terceiro ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, disse que o Polo se consolida na organização da sociedade civil organizada. Segundo ele, em números, no ano passado, o setor da saúde gerou R$ 1,8 bilhão de reais. “Só em ISS [Imposto sobre Serviços], foram mais de R$ 26 milhões para a cidade. O setor é de grande importância para o município”, apontou. Ubiratan disse que a Codel trabalhará para tornar as leis de Londrina mais atrativas para trazer empresas de tecnologia e inovação e se propôs criar uma comissão de estudo para que o setor público contribua para o desenvolvimento da saúde.

Adriano Oltramari/Sebrae

#JornalUnião

Estudo realizado pela Fundação CERTI foi entregue oficialmente durante solenidade no Sebrae em Londrina. Crédito: Aron Mello.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.