Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agora, quem agendar um horário e não puder comparecer no dia, poderá cancelar o agendamento e liberar a vaga para que outra pessoa se imunize

Neste sábado (3), das 7h às 19h, a Prefeitura de Londrina vai realizar mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. Estão abertas mais 4 mil vagas para pessoas com 18 anos ou mais. Os interessados já podem agendar um horário e escolher entre as Unidades Básicas de Saúde do Maria Cecília (zona norte), do Santa Rita (região oeste) e do Ouro Branco (zona sul), além no Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab), que fica na Rua Benjamin Constant, 500, no Centro.

Uma das novidades desse mutirão é o aumento em 20% nos horários abertos no agendamento. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, essa medida vem na tentativa de diminuir o número de horários vazios deixados por aqueles que agendam um horário, mas não comparecem. Somando-se os dois últimos mutirões, quase 5.000 pessoas agendaram a vaga, mas não foram receber a vacina. “Tivemos, no último sábado, unidades com 30% de absenteísmo e na outra semana foi da mesma forma. Então, estamos colocando 20% a mais de vagas do que teríamos de capacidade usual dentro do nosso processo de vacinação, para tentar suprir as faltas que têm gerado esse absenteísmo de 20% a 30%”, explicou Machado.

Outra inovação é que, aqueles que agendarem um horário, mas não conseguirem comparecer por variados motivos, poderão cancelar o agendamento prévio. Um novo botão foi instalado na página oficial dos agendamento pelo site da Prefeitura de Londrina (clique aqui para agendar) e assim que acionado, ele colocará a vaga novamente no sistema.

Reprodução

As outras 4.000 vagas que tinham sido abertas para a semana já se esgotaram. Por isso, no momento, há apenas horários para sábado (2). Podem receber o reforço vacinal todos os cidadãos que já tomaram as 1ª e 2ª doses, mas também aqueles que não completaram o esquema inicial contra a Covid-19. No Centrolab há 1.200 vagas, na UBS do Ouro Branco mais 1.000 e nas UBS do Maria Cecília e do Santa Rita mais 900 em cada. Esses mutirão de vacinação só são possíveis, porque a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 14 mil doses no dia 18 de novembro e outras 15 mil em 21 de novembro.

Vacina baby

Na sexta-feira (2) devem chegar mais 700 doses da vacina baby. Segundo dados da Secretaria de Saúde, no momento, das mais de 1.500 crianças de seis meses a menores de 3 anos, em Londrina, apenas 422 foram vacinadas. A expectativa é que, com a chegada das novas doses, a agenda de horários para a vacinação baby seja aberta quinta (1º), com vagas da próxima semana, assim como para as crianças e adolescentes.

Dados Covid-19

De acordo com o secretário municipal de Saúde, há quatro semanas a pasta está monitorando a situação da Covid-19 com ainda mais atenção. E foi constatado um aumento no índice de transmissão da doença, o R0, que atingiu 1,9. “Sempre que esse número está acima de 1 mostra um franco aumento no número de casos. Mantivemos durante vários meses esse número abaixo de 1, em que estávamos estabilizados com poucos casos. Agora, há essa crescente e, por isso, reforçamos a importância da vacinação”, completou. Além disso, a taxa de positivação de novos casos constatados nas Unidades Básicas de Saúde têm variado entre 30% a 40%, em Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.