Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Informações do levantamento de infestação do Aedes aegypti serão divulgadas amanhã (22)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga, nesta terça-feira (22), a partir das 9 horas, os dados referentes ao 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. As informações serão apresentadas durante a reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontecerá na sede do Hospital do Câncer de Londrina (HCL). O endereço é Rua Silvio Pegoraro, 190, Jardim Petrópolis, com acesso pela entrada lateral do prédio.

Para fazer o levantamento, 170 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde vistoriaram aproximadamente 10 mil imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, de 208 localidades da zona urbana. O trabalho de campo, necessário para elaboração do levantamento, ocorreu na semana passada, de 7 a 11 de janeiro.
Nesta etapa são verificadas, nas amostras de água parada, se há larvas de mosquitos. Depois as larvas são encaminhadas para análise em laboratório, a fim de identificar se é do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, que também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, ressaltou que o levantamento é importante para nortear o trabalho de campo dos agentes de controle de endemias, mas disse que o auxilio da comunidade é fundamental na luta contra o mosquito. “Temos que lembrar também que hoje o Aedes transmite não só a dengue, como também o zika vírus e a chikungunya”, alertou.
Sobre o levantamento

O LIRAa é um mapeamento rápido que permite identificar como está a infestação por Aedes aegypti no município. Também possibilita identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos de focos são predominantes na área. Com o resultado, é possível planejar as ações de controle que serão adotadas, principalmente em áreas críticas.
O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta, e superior a 4% há risco de surto de dengue.
Resultado anterior

O 4º e último LIRAa de 2018 apontou o índice de Infestação Predial de 5,4%, dado estatístico que colocou o município em situação de risco de epidemia de dengue. Significa que, a cada 100 imóveis vistoriados na cidade, foram encontrados focos do Aedes em mais de cinco.
O último boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina, divulgado na quarta-feira (16), indicou que do início de 2019 até este dia, foram registradas 128 notificações relacionadas à doença. Nenhum caso foi confirmado e quatro foram descartados. Outros 124 casos estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.