Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã de ontem (7), a  Secretaria Municipal de Saúde divulgou as ações que serão realizadas durante todo o mês de novembro em prol da conscientização dos homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão promover atividades.

Todas as unidades de saúde também farão atividades de prevenção e cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, além de apresentarem os serviços ofertados pela rede municipal de saúde e outras ações educativas. A intenção é estabelecer um vínculo entre os homens e os profissionais de saúde, para que aqueles busquem realizar exames de prevenção e não apenas se dirijam às unidades de saúde quando alguma enfermidade já estiver instalada.

“As ações organizadas pelas unidades de saúde não se referem apenas ao preventivo de câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo. Por isso, durante o mês inteiro, desenvolveremos atividades com os grupos do NASF, testes rápidos, palestras sobre ISTs, sobre os exames regulares, vacinação em dia, alimentação correta e a importância da prática de atividade física”, explicou a coordenadora de saúde do homem, Juliana de Oliveira Marques.

Ações nas Unidades Básicas de Saúde

Piza/Roseira – nesta sexta-feira (10), a partir das 8h50, a equipe do NASF responsável pelo grupo de alongamento da unidade de saúde conversará com os participantes sobre a importância da realização de exames preventivos ao câncer de próstata. Eles já fizeram essa atividade com os integrantes do grupo de caminhada.

Na sala de espera da UBS Piza/Roseira também está sendo passado um vídeo informativo sobre o Novembro Azul. No dia 22 de novembro, pela manhã, os profissionais de saúde farão uma ação na Avenida Inglaterra, entre as Ruas Finlândia e Estados Unidos.

Ernani – no dia 13, a partir das 8 horas, os integrantes do grupo de alongamento vão ser orientados sobre os exames preventivos para a saúde do homem. Durante o mês inteiro, sempre nas segundas e quartas-feiras, quando acontecem os outros grupos do NASF, os participantes receberão informações sobre os serviços ofertados na unidade de saúde. Além disso, até às 18 horas, a unidade disponibilizará testes rápidos para a detecção de hepatites, HIV e Sífilis. A comunidade e os comerciantes do entorno também receberão folders sobre o Novembro Azul. Aqueles que estiverem nas salas de espera por atendimento poderão assistir a um vídeo explicativo.

Novo Amparo – cerca de 200 funcionários da construtora localizada na área de abrangência da unidade de saúde vão receber instruções sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais comuns, as formas de diagnóstico e de tratamento a elas. O encontro está previsto para 7h30, no dia 13 de novembro. Além disso, todos que foram até a unidade de saúde receberão folders. Aos homens, além do panfleto, serão entregues preservativos.

San Izidro – no dia 14 de novembro, os participantes do grupo de alongamento receberão orientações sobre as atividades da UBS e a importância da realização dos exames rotineiros para a manutenção da saúde. Para aqueles que procurarem à unidade, durante a espera pelo atendimento, será transmitido um vídeo explicativo e panfletos educativos.

Cafezal – no dia 14 de novembro, das 8h às 14h, a equipe da saúde vai até a empresa de embalagens localizada na Rua Francisca Hosken de Farias Castro, 235, no Conjunto Residencial Dr. Alberto João Zortea. Eles já realizaram ações ontem (6) com o grupo de emagrecimento e o grupo de combate ao Tabagismo, na Igreja Metodista. Hoje (7), pela manhã, eles estavam conversando com os participantes do grupo de ação saúde, na Paróquia Santo Antonio.

Marabá – no dia 14 de novembro, às 9 horas e às 14h, os profissionais que trabalham no supermercado localizado no bairro vão receber informações sobre saúde, vão poder aferir a pressão arterial, fazer testes rápidos para hepatites, HIV e Sífilis, exame de glicemia e solicitar o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é utilizado para a detecção do câncer de próstata em homens assintomáticos. Além disso, todos receberão informações sobre a importância de uma alimentação saudável, formas de combater o tabagismo e a necessidade da prática de atividades físicas.

Eldorado – durante o dia 16 de novembro, serão repassadas informações no grupo de alongamento da unidade. Durante todo o mês, os pacientes que aguardam atendimento poderão aproveitar o momento para saberem mais sobre a saúde do homem e os cuidados preventivos e serão entregues panfletos educativos para a população. No dia 23 de novembro, durante a parte da manhã, os profissionais da saúde vão até a Avenida Santos Dumont.

Guanabara – no dia 23 de novembro, às 10 horas e às 14 horas, os profissionais da UBS do Guanabara vão até o 1° Cartório de Registro de Imóveis conversar com os profissionais do local e com os clientes sobre a importância dos exames preventivos para a manutenção de uma vida com mais saúde.

Vila Nova – os profissionais de saúde farão uma ação no SOS com testes rápidos, exame do escarro para a identificação da tuberculose (coleta de B.A.A.R) e abordagem do tabagismo e alcoolismo. Ação será no dia 28 de novembro.

Vila Brasil – os acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) farão uma atividade educativa na sala de espera para atendimento da UBS Vila Brasil. Eles abordarão temas importantes para a saúde do homem como o câncer de próstata, a vacinação contra o HPV e hábitos para uma vida saudável.

Jardim do Sol – a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vai até a Metronorte conversar com os funcionários e clientes sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Eles darão informações de pré e pós aconselhamento e falarão sobre os testes rápidos para a detecção desses problemas. A ação será realizada no dia 30 de novembro, às 9h às 12h.

Chefe Newton – a equipe do NASF vai abordar a temática das ISTs durante as atividades com os grupos. Eles farão palestras com o uso de mídias para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, para mostrar as formas de prevenção, de diagnóstico e tratamento.

Na sede da unidade, também serão espalhados cartazes alertando sobre os agravos das doenças mais corriqueiras no público masculino e as ações desenvolvidas pela Diretoria de Atenção Básica.

Vivi Xavier – a abordagem da Unidade de Saúde do Vivi Xavier será no Terminal Urbano da região. Em horários estratégicos, a equipe do NASF 7 vai divulgar as ações relativas à saúde do homem para os passageiros que transitarem por aquele local. Durante os encontros dos grupos do NASF também serão repassadas informações sobre as ISTs e a saúde masculina. Quem procurar a UBS do Vivi Xavier também vai ver cartazes informativos espalhados pelo local.

Padovani – os agentes do NASF farão palestras também sobre as ISTs, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Em toda a unidade de saúde também estão espalhados cartazes informativos sobre a saúde do homem e os serviços ofertados na rede municipal de saúde.

Parigot de Souza - os agentes do NASF farão palestras também sobre as ISTs, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Em toda a unidade de saúde também estão espalhados cartazes informativos sobre a saúde do homem e os serviços ofertados na rede municipal de saúde.

Distrito de Guaravera – no dia 30 de novembro, a partir das 11 horas, os profissionais do NASF vão conduzir o programa Saúde do Homem, na Vinícola Gazzi.  

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.