Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realiza nos próximos dias atividades educativas e práticas em grupo, com diferentes temas que integram o “Outubro Rosa 2017” em Londrina. O objetivo da campanha é intensificar a conscientização a respeito da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, bem como reforçar a realização de exames preventivos ginecológico e clínico de mamas durante todo o mês.

A UBS Cafezal, na região sul, está desenvolvendo palestras com o tema "Conscientização sobre prevenção ao câncer de mama", realizadas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os trabalhos educativos estão sendo feitos nos períodos da manhã e da tarde com os grupos que já são atendidos pela UBS. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (2) com os grupos de dançaterapia, tabagismo, emagrecimento e SOMA. Na terça-feira (3), às 8h30, a ação ocorre com o grupo Saúde em Ação. Já na quarta-feira (4), a palestra será de manhã e à tarde para os grupos de arteterapia, fisioterapia para dores crônicas, Mais Você e grupo de caminhada da região.

Na mesma unidade de saúde, haverá uma exposição de cartazes sobre câncer de mama e útero na quarta-feira (5), e também no dia 11 de outubro, a partir das 14 horas. O objetivo é orientar os usuários com informações relacionadas a formas de prevenção e tratamento das doenças. A UBS Cafezal está intensificando a coleta em todos os dias do mês de outubro, oferecendo 300 vagas (manhã e tarde), de segunda a sexta-feira. O atendimento ao público ocorre das 7 às 19 horas.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, frisou que o principal foco das ações é chamar a atenção da sociedade e incentivar, entre as mulheres, a tomada de atitudes importantes como o autocuidado e a prevenção em saúde, oferecendo orientações para fazer com que este público procure realizar seus exames com mais frequência. “Vivemos em um mundo onde tudo é corrido, e muitas vezes a mulher possui uma rotina atarefada, na qual precisa dar atenção para várias coisas ao mesmo tempo e acaba não sobrando espaço para cuidar da própria saúde. A ideia é sensibilizar as mulheres para que façam seus exames periodicamente. Tanto o câncer de mama como o uterino, quando diagnosticados precocemente, tem grande chance de cura, com índice que chega a quase 100% quando o tratamento é feito de forma adequada”, salientou.

Priscila lembrou que no decorrer de todo o mês de outubro as UBSs irão intensificar a realização de trabalhos educativos referentes à saúde da mulher, tendo como foco a promoção e prevenção em saúde. Dessa forma, serão abertos horários em agenda extra para exames clínicos das mamas, solicitações de mamografias e ultrassom para mulheres na faixa etária indicada e agendas para coleta de preventivos.

Também haverá abordagens nas salas de espera, distribuição de materiais educativos e ações com os grupos dos NASFs de diferentes regiões da cidade, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, entre outros. A expectativa é repetir o alcance da última edição da campanha, quando houve a participação de cerca de 2.500 a 3 mil mulheres.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, ele corresponde a cerca de 30% dos casos registrados anualmente. Este tipo de câncer também pode atingir homens, mas apenas 1% dos casos da doença correspondem a eles.

As ações da campanha Outubro Rosa estão sendo organizadas pelo Hospital do Câncer de Londrina junto com o Movimento Outubro Rosa.

Dia D – A Secretaria Municipal de Saúde realiza, no dia no dia 21 de outubro, das 8h às 17h, o Dia D de combate ao câncer de mama e de colo uterino. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas para receber as mulheres que desejarem realizar os exames preventivos e outros que forem necessários para complementar o diagnóstico também serão solicitados pelos médicos.

Grupos prioritários - As mulheres de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente as que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver. Durante a campanha, estará disponível também a imunização contra o HPV, tanto para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e a população de 9 a 26 anos soropositivas para HIV/Aids e os transplantados.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.