Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando, durante os meses de outubro e novembro, o acompanhamento de 11.525 famílias inseridas no perfil Saúde do programa federal Bolsa Família. Estas famílias do perfil Saúde são aquelas que contam com mulheres na faixa etária de 14 a 44 anos, crianças de 0 a 7 anos, e são beneficiárias do programa. A expectativa é que essas pessoas compareçam na UBS de sua região até o final de novembro.

O acompanhamento das crianças compreende monitorar o crescimento e desenvolvimento. Segundo a assistente social e coordenadora do Apoio Social da SMS, Ivana Paula Furlan Rodolpho, essas crianças passam por pesagem, verificação da altura e estado nutricional. “Nesses atendimentos, caso se verifique que a vacinação não está em dia, é feita a imunização também. E as mulheres de 14 a 44 anos são chamadas para realizar os exames preventivos, as gestantes para o pré-natal, e as que amamentam recebem as orientações necessárias”, explicou.

Ivana destacou que o acompanhamento na rede municipal de saúde é uma condicionalidade estabelecida pelo governo federal para as famílias beneficiárias. “Essa ação possui duas vigências em cada ano, no primeiro e segundo semestre. Todas as UBSs recebem a listagem com os beneficiários no perfil Saúde da sua área de abrangência, para que essas pessoas sejam convocadas. Os dados colhidos nesses atendimentos são encaminhados ao Ministério da Saúde, e a família que não comparecer entra em descumprimento. A primeira penalidade sofrida é a advertência, mas em caso de reincidências, pode ocorrer o bloqueio e suspensão do benefício”, apontou.

Para a coordenadora de Apoio Social da SMS, o acompanhamento das mulheres e crianças é uma oportunidade para que esses beneficiários recebam os cuidados de saúde. “Nosso olhar é de ofertar o atendimento de saúde e qualidade de vida para essas pessoas. Se necessário, damos o encaminhamento para médicos especialistas, agendamos consultas, ou seja, inserimos essa família nos serviços públicos de saúde”, frisou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.