Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de imunizar o maior número de pessoas possível, na faixa etária preconizada, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação contra a dengue. Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde(UBSs) estarão abertas para receber os cidadãos de 15 a 27 anos, assim como os profissionais da saúde investirão em ações nas instituições de ensino superior, supermercados e no Calçadão da cidade.

O objetivo é vacinar 66.900 doses tetravalente contra a dengue. Porém, até o dia 2 outubro, apenas 9.793 pessoas procuraram a imunização gratuita, o que corresponde a 16% da população que deve ser imunizada. Destas, 4.680 foram referentes à segunda dose da vacina e 5.113 à terceira, o que equivale respectivamente a 13,24% e 19,8% do público na faixa etária preconizada.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, desde o início da campanha, em 20 de setembro, até o momento, o Município já realizou diversas ações para chamar atenção do público jovem. “Há uma procura baixa dos jovens, porque apenas 16% deles se vacinaram e pelas projeções deveriam estar com cerca de 50% de cobertura. Estamos organizando mais ações para nos aproximarmos do público específico e aumentarmos o número de pessoas vacinadas”, explicou.  

Estão programadas atividades como a intensificação da vacinação no Calçadão de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e no sábado (7), das 9h às 18h. Assim como a vacinação hoje (3) e nesta quarta-feira (4), para os alunos dos cursos matutinos e vespertinos da Faculdade Metropolitana Londrinense (Pitágoras). Os estudantes da Escola Estadual Professor Dr. Heber Soares Vargas também receberam hoje e receberão amanhã (4), durante o período matutino, os técnicos da imunização.

Na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6), os profissionais da Secretaria de Saúde vão ao Centro Universitário Filadélfia (Unifil) vacinar os alunos dos períodos matutino e verpertino. Os atletas do Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná), mais conhecido como PSTC, também vão poder receber a vacina na quinta-feira (5), às 14 horas, quando os profissionais vão até o local.

Outras ações em supermercados da cidade estão sendo planejadas para aumentar a cobertura da campanha de vacinação na cidade. Assim, que confirmadas, elas serão divulgadas. Desde o início da campanha, os profissionais da Secretaria de Saúde  estiveram em vários colégios estaduais, escolas particulares e faculdades oferecendo a vacina aos adolescentes, assim como foi realizado reforço no Calçadão.

A campanha está prevista para encerrar no dia 27 de outubro. Os adolescentes e jovens que desejam se proteger contra a dengue devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Elas permanecem abertas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A vacina é gratuita, bastando apenas apresentar um documento de identificação com foto (RG).

Sobre a vacina - As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.

A imunização é considerada completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não é recomendada às gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.