Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lives, ações de conscientização e educação em saúde, além de arrecadação de itens de higiene e beleza para pacientes em tratamento da doença serão realizadas ao longo do mês

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. A campanha foi criada no início da década de 1990 e é promovida anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Já em relação aos óbitos, constitui na primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente.

Um artigo científico brasileiro publicado na revista Public Health in Practice, em setembro, aponta que as campanhas do Outubro Rosa aumentam as ações preventivas de combate ao câncer de mama: o volume de busca por mamografia aumenta em 39% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes, segundo a publicação.

Pensando nisso o Sesc PR realiza uma série de ações de educação em saúde voltados à prevenção da doença, além de pensar na qualidade de vida e na saúde da mulher. São lives transmitidas pelo canal do Sesc PR no Youtube, Dia D de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, cortes de cabelo para a confecção de perucas para pacientes em tratamento da doença, orientações e informações sobre sintomas, fatores de riscos e cuidados de prevenção.

Em Curitiba, no dia 22 de outubro, das 8h às 14h, será realizada uma ação de conscientização e educação em saúde na rua XV de Novembro. A iniciativa será em parceria com o Sesc Saúde Mulher e as ONGs HUMSOL e HEG.

No dia 24 de outubro, a partir das 19 horas, acontece a live: “Nutrição voltada para saúde feminina”, com a nutricionista Gian Carlo Semmer Orsatto. No dia 25, o tema abordado será “Como desenvolver flexibilidade para lidar com as crises da vida?”, com a psicóloga Ana Talita Costa Ribas. A última live será no dia 26, “Falando sobre o Câncer de Mama, Colo do Útero e Pele, com os médicos Jose Clemente Linhares, Shirlei Kugler Aiçar de Súss e Alessandra Amatuzzi Cordeiro Fornazari.

No dia 26 também será o Dia D com diversas ações nas unidades de serviço do Sesc PR. Serão rodas de conversa, postos de orientação, testes rápidos de saúde, entre outros. Consulte a programação completa pelo site www.sescpr.com.br.

Arrecadação de itens de higiene e beleza

Ao longo do mês de outubro as unidades de serviço do Sesc PR realiza a campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal e beleza. Podem ser doados absorventes, aparelhos e lâminas para depilação, creme dental, hidratante, batom, condicionador, desodorante, escova de dente, fraldas geriátricas, fio dental, lenço umedecido, papel higiênico, pentes, sabonete líquido, sabonete em barra, shampoo, batom, sutiã pós-mastectomia, entre outros itens, que serão repassados para mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou em tratamento de câncer.

Isabela Mattiolli/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.