Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tamarana atingiu seu menor índice de focos do mosquito transmissor da dengue em 2019, mas o número – de 1,7% – não deixa a cidade em situação confortável.

Além de o percentual significar médio risco de infestação, a chegada do período mais quente e chuvoso do ano faz com que autoridades da Saúde municipal continuem em alerta quanto aos graves danos que o Aedes aegypti pode causar para a população.

Segundo o coordenador de Combate a Endemias da pasta, Guilherme Garcia, o tempo predominantemente seco das últimas semanas “colaborou bastante” para o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) alcançar o patamar de 1,7% (em março, o dado chegou a atingir a marca de 8,8%).

Garcia reiterou que, durante a primavera e o verão (épocas mais propícias para o mosquito se proliferar), os tamaranenses têm de ficar ainda mais vigilantes em relação a locais que acumulam água e podem servir como criadouro de dengue.

O mais recente LIRAa foi realizado na segunda semana de setembro. Os agentes de endemias visitaram 239 imóveis urbanos e encontraram focos do Aedes aegypti em quatro deles.

Os locais infectados estavam situados em diferentes áreas da cidade: na Avenida João Domingues Gonçalves, na Rua Ângelo Pereira da Silva (Conjunto Habitacional Enes Barbosa), na Rua Esther Izalina de Carvalho (Centro, nas proximidades da Rua Ancião Vicente Sutil de Oliveira) e na região dos parques industriais.

Lucas Marcondes Araújo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.