Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A próxima quinta-feira (30) é o último dia para quem tem entre 15 anos e 26 anos, 11 meses e 29 dias (ou seja, 27 anos incompletos) tomar a vacina contra o HPV. A imunização, inicialmente destinada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, foi ampliada em agosto para esse novo público-alvo. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o País.

De acordo com o órgão federal, a vacina HPV quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer de colo de útero (quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil). Nos homens, ela protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Em Tamarana, a vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades básicas de saúde – entre elas, a UBS Plínio Pereira de Araújo, no Centro, e a UBS Padre Carmel Bezzina, no Jardim Juny. Para se imunizar, basta apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS. Quem faz parte da nova faixa etária e já foi vacinado tem garantidas as duas doses de reforço, que devem ser tomadas dois meses e seis meses após a primeira aplicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.