Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O instituto elaborou e disponibilizou a empresários dois relatórios que organizam informações para produzir e registrar respiradores artificiais e ventiladores pulmonares e para o uso de sanitizantes para esterilização do coronavírus.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) elaborou dois relatórios para auxiliar empresários e empreendedores que queiram desenvolver novos produtos para o enfrentamento da Covid-19. Os documentos organizam informações para produzir e registrar respiradores artificiais e ventiladores pulmonares e para o uso de sanitizantes para esterilização do coronavírus.

O Centro de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar produziu os dois relatórios que reúnem informações de diversas fontes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para que os interessados tenham acesso aos arquivos com as compilações.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o compartilhamento de informações estratégicas para empresas, empreendedores e startups pode agilizar o desenvolvimento de soluções para auxiliar os cidadãos.

“O Tecpar atua em várias frentes no enfrentamento dessa pandemia. A produção de relatórios tecnológicos, compilando informações corretas e estratégicas para a produção de respiradores e para uso de sanitizantes, é fundamental para os interessados conhecerem todas as regras que devem ser seguidas para, de fato, contribuírem com a saúde pública”, observa.

Saúde Pública

O relatório sobre respiradores artificiais e ventiladores pulmonares traz um guia elaborado pela Anvisa com os passos a serem seguidos para o desenvolvimento dos produtos e o caminho para acessar as regulamentações aplicáveis.

Em cada passo, há as necessidades específicas de regulamentações voltadas tanto para o projetista quanto para o fabricante. Ao final, o relatório tecnológico apresenta um checklist para o registro do produto na Anvisa e referências técnicas, com material de apoio.

No caso do relatório com informação sobre o uso de sanitizantes para esterilização do coronavírus, a ideia é apresentar de maneira objetiva quais os principais saneantes que podem ser usados na assepsia das pessoas e para o desenvolvimento de túneis e cabines de sanitização.

Responsável pela elaboração dos documentos, a gestora da informação do Tecpar Elizabeth Martines explica que os relatórios reúnem informações sobre os assuntos, que hoje estão dispersas em documentos de várias fontes.

“Há muita informação sobre soluções para o enfrentamento da Covid-19 circulando pela internet. Reunir essas informações em documentos únicos é uma forma de contribuirmos para que os empresários e empreendedores tenham acesso rápido e facilitado a esses dados. Dessa forma, os apoiamos para que eles poupem tempo e recursos neste momento de pandemia”, salienta.

Asimp/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.