Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pais e mães querem oferecer o maior cuidado possível aos filhos, principalmente, quando são recém nascidos. Para lembrar aos pais e toda a sociedade da importância da saúde neonatal, em 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um dos principais exames realizados nos primeiros dias de vida.

Dados oficiais revelam que a triagem neonatal, como o teste também é conhecido, é realizada em mais de 80% dos recém nascidos do país. Segundo orientações do Ministério da Saúde, o exame deve ser realizado entre o 3º e o 5º dias de vida da criança, para identificar doenças metabólicas, infecciosas e genéticas, por exemplo, a fenilcetonúria, hipotireoidismo e a anemia falciforme.

O teste do pezinho é simples. Algumas gotas de sangue são colhidas do calcanhar do bebê com um papel filtro que é levado para o laboratório. 

De acordo com Ricardo Moita, gestor do Laboratório Cetel/Grupo Sabin, o diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais efetivo. “Com o teste do pezinho é possível descobrir doenças antes dos primeiros sintomas, permitindo um tratamento adequado, que ajuda a salvar a vida de bebês e evita sequelas, como limitações neurológicas”.

O teste do pezinho do Sabin analisa diferentes perfis do exame, permitindo o diagnóstico de um número maior de doenças, como toxoplasmose congênita, galactosemia e rubéola congênita. Também no Laboratório Cetel os pais e a criança podem contar com o conforto de ter a amostra recolhida em domicílio, evitando que o bebê seja exposto a grandes multidões nos seus primeiros dias de vida.

ASCOM/CETEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.