Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As pessoas que vivem com o HIV têm 25 vezes mais chances de desenvolver tuberculose - doença infectocontagiosa que afeta os pulmões - do que uma pessoa que não tem o vírus.

As pessoas que vivem com o HIV têm 25 vezes mais chances de desenvolver tuberculose - doença infectocontagiosa que afeta os pulmões -  do que uma pessoa que não tem o vírus. Isso acontece por causa da fragilidade do sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo contra diversas doenças. Atualmente, o Brasil conseguiu reduzir o número de casos entre tuberculose e HIV. É o que afirma Patricia Bartholomay, coordenadora substituta do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“Menos casos de HIV acontecendo, a gente tem menos caso de pessoas adoecendo por tuberculose que causou a redução. E além disso, há outras campanhas que acontece para o HIV, principalmente a campanha teste trate. Então as pessoas que tem o diagnóstico do HIV elas começam a tratar rapidamente para doença, tem a recomendação de já começar a tratar, e isso faz com que elas fiquem menos vulneráveis a desenvolver doenças oportunistas, uma delas no caso da tuberculose”

Nosso país está conseguindo diminuir as infecções pelo vírus do HIV e da tuberculose por causa da ampliação do diagnóstico e do tratamento gratuito que estão disponíveis no SUS, como explica Patricia Bartholomay.  

“O tratamento para tuberculose ele é oferecido somente pelo serviço público, só no Sistema Único de Saúde que a gente consegue tratar tuberculose. Quando a pessoa é diagnosticada em um caso da doença, a pessoa recebe a medicação gratuitamente pelo SUS. Ao todo são seis meses de tratamento e é muito importante que a pessoa não abandone o tratamento no meio desse período porque no início do tratamento as pessoas não têm mais os sinais e sintomas e acha que estão melhores da doença, mas precisa continuar para ela eliminar realmente a tuberculose, para que a gente consiga curar aquela doença a gente tem que tratar o final”.

As pessoas devem ficar atentas aos principais sintomas da tuberculose, que são tosse com ou sem catarro, por mais de três semanas; febre baixa no final do dia; muito suor durante a noite e emagrecimento inexplicável. Qualquer pessoa com esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.

Janary Bastos Damacena/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.