Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mulheres interessadas em realizar os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero podem agendar um horário na unidade de saúde mais próxima

Amanhã (10), a partir das 8 horas, o grupo de caminhada Viva Saúde do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizado nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Ricardo e Fraternidade, realizará uma caminhada em prol da conscientização para a prevenção do câncer de mama. O retorno está previsto para as 11 horas.

O ponto de encontro para a caminhada será em frente à Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo (Rua Rosa Branca, nº 246), onde haverá um ônibus esperando pelo grupo. O veículo levará as pessoas até o Parque Municipal Arthur Thomas, onde eles devem caminhar pelo parque, fazer atividades físicas e conversar sobre as medidas preventivas do câncer de mama e de colo de útero. Para isso, vão participar dessa atividade a educadora física, psicóloga,fisioterapeuta, nutricionista e os agentes comunitários de saúde (ACS).

Os monitores do Parque Arthur Thomas também acompanharão a visita junto com os profissionais da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Além dessa atividade, durante este mês, a Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo vai intensificar as agendas para os exames preventivos de câncer de colo de útero e clínicos de mama. Panfletos também estão sendo entregues nas salas de espera para atendimento. No sábado, dia 20 de outubro, das 8h às 14h, a unidade também estará aberta para o “Dia D” de exames preventivos, sendo que já estão agendados 40 atendimentos.

A coordenadora da UBS Vila Ricardo, Márcia Brene, também lembrou que as mulheres que trabalham e não tem horário livre durante a semana, podem agendar um atendimento noturno na Policlína Municipal. Isso porque de 15 a 19 de outubro, das 19h às 22h, a Policlínica atenderá para o preventivo e exame clínico de mamas. As interessadas em agendar um horário de atendimento na Policlínica à noite ou durante a semana na UBS, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Na unidade da Vila Ricardo o preventivo é realizado duas vezes na semana, sendo nas segundas à tarde e nas quintas-feiras pela manhã. A mamografia é requerida para mulheres acima de 50 anos e quando necessário dado o aparecimento de algum fator de risco. Em Londrina, apenas nestes nove meses do ano, 46 mulheres faleceram devido ao câncer de mama e outras 14 por causa do câncer de colo de útero. No ano passado, foram registradas 53 mortes de mulheres por causa do câncer de mama e outras 19 devido ao câncer de colo de útero.

Outras atividades

Além do grupo de caminhada, a UBS da Vila Ricardo oferece grupos de tratamento para dores na coluna, com aulas com a fisioterapeuta do NASF; de apoio e conversa às mulheres; de alongamento, de reeducação alimentar e de estímulo à memória para pessoas acima de 60 anos. A caminhada faz parte da Campanha Outubro Rosa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.