Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Haverá agenda ampliada para realização de exames e atividades da campanha Outubro Rosa; unidades estarão abertas das 8 às 14 horas

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Conjunto Aquiles Stenghel, região norte, e do Parque Ouro Branco, região sul, abrem neste sábado (15), com agenda extra de exames e serviços para a campanha Outubro Rosa. O atendimento nas duas unidades será feito das 8 às 14 horas. A UBS Aquiles Stenghel fica na rua Vergílio Perin, 815. A UBS Ouro Branco fica na rua Flor dos Alpes, 570.

A UBS Aquiles Stenghel terá agenda aberta para 120 exames de coleta de preventivo de colo de útero e solicitação de mamografia para as mulheres da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Também será realizado um trabalho de orientação sobre as formas de prevenção a esses tipos de câncer, coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). 
As residentes da Residência da Saúde da Mulher darão orientações nutricionais e farmacêuticas para as mulheres que forem realizar os exames preventivos. Serão tratados temas como alimentação e uso correto de medicamentos.

Além disso, a UBS da região norte ainda intensificará o acompanhamento aos beneficiários do programa Bolsa Família, realizando pesagens e dando informações e suporte para a verificação de itens e critérios estabelecidos pelo programa.

A coordenadora da UBS Aquiles Stenghel, Claudia Haggi Favero, ressaltou que durante a campanha Outubro Rosa as ações de conscientização e oferta de exames são intensificadas, mas lembrou que os serviços já estão disponíveis nas unidades de saúde durante todo o ano. “Com a ampliação das agendas e o reforço nos trabalhos educativos, a intenção é conscientizar as mulheres para que elas tenham em mente a importância de cuidar da saúde, fazendo com que a realização de exames e o acompanhamento se torne um hábito”, disse.

As mulheres inseridas na faixa etária de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente as que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos, quando há risco. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos, quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver.  

UBS Ouro Branco – No sábado (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ouro Branco realiza a coleta preventiva de colo de útero e a solicitação a mamografia, com 60 vagas disponíveis. A coordenadora da UBS, Vera Roncaratti, disse que a expectativa é que entre 40 e 50 mulheres compareçam para fazer os exames. “Durante o dia, também haverá abordagens educativas na sala de espera para os pacientes e o acompanhamento das pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família”, informou.

Outubro Rosa - Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal vão realizar diversas ações para estimular a prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre os tipos de câncer e incentivar as mulheres a fazerem o autoexame.

Entre as ações desenvolvidas estão a intensificação com agendas ampliadas para exame clínico das mamas, solicitações de mamografias e ultrassom para mulheres na faixa etária indicada, agendas para coleta de preventivos, distribuição de materiais educativos, palestras, corrida e caminhada contra o câncer, entre outras ações. Também estão sendo realizadas ações com parceiros como associação de bairros, universidades e hospitais.

A campanha Outubro Rosa 2016 é uma realização do Hospital do Câncer de Londrina e do movimento Outubro Rosa, e conta com o apoio da associação Nós do Poder Rosa, da Prefeitura de Londrina e de diversas instituições e entidades locais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.