Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Unidades Básicas de Saúde atendem o público das 7h às 19h; a 5ª etapa é apenas para jovens de 15 a 27 anos que já receberam as doses anteriores

A 5ª e última etapa da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina será encerrada nesta sexta-feira(7). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a chamada para que o público-alvo da iniciativa, ou seja, jovens com idade entre 15 e 27 anos, e que já receberam as duas doses anteriores, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a sua residência ou local de trabalho para encerrar o esquema vacinal com a terceira dose. A campanha é aberta, única e exclusivamente, para essas pessoas. As UBSs ficam abertas das 7 às 19 horas.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, informou que foram aplicadas, até a última terça-feira (4), 809 doses da vacina ao todo, quantia que representa aproximadamente 40% da cobertura total. Para esta quinta estapa, que teve início em 12 de novembro, 2.082 doses foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). “São os últimos dias da campanha e lembramos a quem está apto a receber a dose e ainda não foi atrás, que vá até uma UBS para finalizar o esquema de vacina para fechar a imunização contra a dengue. É a última oportunidade e basta apresentar documento pessoal e carteira de vacinação”, reforçou.

Sônia disse que a intenção das campanhas sempre é buscar completar a meta. Porém, ela frisou que a quantidade alcançada até agora fica dentro de uma média esperada. “A campanha foi amplamente divulgada e é preciso levar em conta que o público alvo restringe-se a jovens de 15 a 27 anos, faixa de idade que comumente não possui o costume de procurar as vacinas. Além disso, esta etapa é focada apenas em quem já recebeu as duas doses anteriores, conforme determinação do governo estadual”, frisou.

A imunização completa contempla o encerramento do ciclo de três doses, com intervalo de seis meses entre cada aplicação. Ainda não existe previsão da Secretaria Estadual da Saúde para a realização de uma possível nova etapa de vacinação a partir de 2019. No Brasil, o Paraná é o primeiro estado a oferecer a vacina tetravalente contra a dengue na rede pública de saúde.

Sobre a vacina

A vacina tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. Não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.