Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Plínio Pereira de Araújo, da região central de Tamarana, começou ontem (11) a campanha do Julho Amarelo. O objetivo é combater e prevenir as hepatites virais. As doenças, conforme o Ministério da Saúde, são silenciosas. Ou seja, nem sempre apresentam sintomas.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é em 28 de julho. Por isso, nas quintas-feiras deste mês, profissionais da unidade irão realizar testes rápidos na população (sem a necessidade de agendamento) para verificar possíveis casos das doenças. A equipe também irá checar se os usuários estão em dia com a vacina contra a hepatite B (que deve ser aplicada em três doses). O atendimento é das 8h às 17h.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, quando há sintomas, as hepatites virais podem se manifestar através de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.