Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Como parte da Campanha Março Lilás e do Mês da Mulher, as atividades focam na conscientização e prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama

Ao longo do mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, diversas ações voltadas à saúde da mulher. A iniciativa integra também a campanha Março Lilás, de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão intensificando as coletas de Citologia Oncótica (CO), também chamado de Papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo do útero. Também são realizadas avaliação clínica das mamas, para diagnóstico do câncer de mama.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, durante todo o mês, diversas ações voltadas à saúde da mulher. A iniciativa integra o Mês da Mulher e o Março Lilás, campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Com isso, dentro de suas capacidades, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão intensificando as agendas de coleta de Citologia Oncótica (CO), também chamado de Papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo uterino, bem como realizando avaliação clínica das mamas, visando prevenir o câncer de mama.

O público-alvo são mulheres com maior risco para incidência dos cânceres de mama e de colo de útero, que são as com idade entre 50 e 69 anos (câncer de mama) e entre 25 e 64 anos (câncer de colo uterino). O exame de mamografia pode ser antecipado para pessoas a partir de 40 anos ou 35 anos, quando houver histórico familiar de câncer de mama ou ovário, bem como sinais de alteração ao exame físico

De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora de Saúde da Mulher, na Atenção Primária da SMS, Priscila Colmiran, a usuária pode agendar as avaliações na unidade de sua referência, pessoalmente ou por telefone. “Já a mamografia é agendada conforme faixa etária da paciente e os critérios de risco. Quando necessário, o agendamento é feito na unidade para o laboratório de referência do Município”, informou.

Dentro da programação, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, haverá um Café da Manhã na UBS do Carnascialli. Além disso, a UBS do Novo Amparo abriu 10 vagas a mais para coleta do Papanicolaou nas quartas e sextas-feiras e, na próxima semana, dia 17, haverá entrega de folders e orientações para as mulheres.

A UBS do Padovani/Vista Bela também organizou algumas ações para o mês. Amanhã (8), a equipe irá até a Escola Municipal América Sabino Coimbra para uma palestra com alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus familiares, sobre o tema “Saúde Mental e autocuidado”. E todas as mulheres que estiverem na UBS receberão uma lembrança pela data comemorativa.

Ainda na UBS do Padovani/Vista Bela, nos dias 23 e 30 de março, serão feitas discussões durante as ações educativas de planejamento reprodutivo com o tema “Autonomia da Mulher e Respeito”. E no dia 29 de março, os integrantes do grupo de atividade física vão participar uma atividade especial sobre “Saúde sexual”.

A UBS do Cafezal vai abrir agenda de exame Papanicolau para o sábado e, além disso, as unidades estão buscando parcerias nas empresas, em seus territórios, para fazer ações com as mulheres trabalhadoras, realizando palestras ou exames, quando a empresa tem estrutura de ambulatório, ou organizando agenda especifica para as mulheres dentro da UBS. “É uma forma destas mulheres trabalhadoras serem atendidas e conseguirem manter suas rotinas em dia, de prevenção dos cânceres de colo de útero, de mama e outras doenças. As empresas interessadas em participar podem procurar as UBSs para solicitar o serviço”, ressaltou  Colmiran.

A coordenadora de Saúde da Mulher também enfatizou que é fundamental que a mulher mantenha sua rotina de exames e fique atenta aos sinais e sintomas que o corpo pode dar. “O câncer de colo de útero, quando diagnosticado no início, tem quase 100% de chances de cura e o exame de rastreio é a coleta do preventivo, o Papanicolau”, informou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.