Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Plataforma online atenderá profissionais de 97 cidades de Londrina e região

Referência no tratamento da covid-19, o Hospital Universitário de Londrina (HU) agora pode contar com uma ferramenta que ampliará seus esforços no combate à doença. O HU irá tirar dúvidas de médicos de 97 cidades da região por meio de uma plataforma online disponibilizada pelo Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do hospital (NTT/HU/UEL). A ferramenta contou com a doação de aparelhos feitos pela Unimed Londrina.

O pneumologista do HU e integrante do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp) da Prefeitura de Londrina, Alcindo Cerci Neto, conta que, mesmo sendo reconhecido como unidade de telemedicina no Paraná, o hospital não podia realizar todas as suas funções devido à falta de estrutura e impossibilidade de aquisição de recursos. “[Com a doação dos equipamentos], a modalidade que iniciaremos é a teleinterconsulta, ou seja, orientações a médicos que estejam em unidades de saúde periféricas e que precisem de algum auxílio em relação aos casos clínicos que estão em atendimento”, detalha Neto.

A Unimed Londrina doou seis tipos de equipamentos para o HU reestrurar seu sistema de webconferência:

•        2 WebPresenter – Dispositivo para captura de vídeo com recurso de switcher  para reativar o sistema de webconferência;

•        2 Teranex Mini – Dispositivo para captura de vídeo com recurso de switcher para reativar o sistema de webconferência;

•        7 Notebooks – Equipamentos para atender à distância dúvidas de médicos;

•        7 Headsets – Equipamentos para atender à distância dúvidas de médicos;

•        1 Filmadora – Utilizado para filmagem e transmissão ao vivo de treinamento no uso de equipamentos e procedimentos envolvidos no atendimento ao paciente;

•        1 Gravadora de vídeos – Dispositivo para gravação e armazenamento de filmagens para edição de conteúdo. Será utilizado nas capacitações de equipes de saúde.

O presidente da Unimed Londrina, Omar Genha Taha, conta que a iniciativa vai solucionar uma dificuldade enfrentada pelo HU há dois anos. “Em uma conversa de poucos minutos, nós conseguimos resolver o problema doando equipamentos modernos, que vão atender o hospital de forma plena durante bastante tempo”.  Já Neto reconhece: “A Unimed Londrina foi a pioneira em nos auxiliar neste sentido, a qual agradecemos profundamente”.

Além da doação ao HU, a Unimed Londrina realizou outras iniciativas para atender demais entidades. Uma delas foi a parceria com o time do Londrina (LEC) para confeccionar mil máscaras personalizadas, que serão trocadas por quilos de alimentos para instituições carentes de Londrina.

Pelo projeto Ecobanners, a operadora de planos de saúde realizou outras duas iniciativas. Em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a singular doou 40 aventais produzidos pela Retraço Novo, projeto social que capacita artesã do distrito de Lerrovile. Feito com banners, os aventais servirão de equipamento de proteção aos catadores de resíduos sólidos de uma cooperativa que atende o HU.A segunda, foi a doação de 2 mil máscaras, também confeccionadas pela Retraço Novo, à Secretaria Municipal do Idoso.

Asimp/Unimed Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.