Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 32 mil pessoas receberam atendimento nas cinco Farmácias Escolas das Universidades Estaduais, em 2015. São serviços como aferição da pressão arterial, exames de glicemia (fita), orientações de saúde e fornecimento de medicamentos com prescrição médica.

As atividades oferecem campo de estágio supervisionado para os estudantes do curso de Farmácia e têm por objetivo prevenir, detectar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a unidade tem um projeto de extensão que trabalha com o uso racional de medicamento. A diretora da Farmácia da Unioeste, Ionete Barzatto, lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% dos medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos.

“Diante desta situação, que é muito preocupante, este projeto tem por objetivo orientar grupos portadores de doenças específicas e a comunidade acadêmica, sobre a importância do uso racional de medicamentos. Esperamos também que eles sejam multiplicadores destes conhecimentos, em seus lares, no ambiente de trabalho e no convívio social", afirma.

PRÁTICA - Ao destacar o trabalho realizado nas Farmácias Escolas das Universidades Estaduais, a diretora da unidade de Ponta Grossa, Ana Cristina, enfatiza as ações realizadas com a comunidade dentro dos projetos de extensão.

“O acadêmico poder pôr em prática todo o conhecimento adquirido durante os quatro anos de curso, com a participação em eventos de extensão envolvendo a comunidade, como a “Semana da Saúde”, a “Campanha do uso racional de medicamentos”, o “Mutirão da Saúde”. Sempre com o intuito de educar e alertar a população sobre a importância de cuidados com a saúde, do uso e manipulação adequados de medicamentos”, analisa Ana Cristina.

A instituição de Ponta Grossa (UEPG) possui uma equipe de 80 pessoas, entre professores e alunos. A Farmácia Escola trabalha com toda a linha de medicamentos de referência e genéricos. Os medicamentos mais vendidos são os analgésicos e anti-inflamatórios, seguidos dos usados no tratamento de sintomas de gripes e resfriados e os de uso contínuo, para tratamento da pressão arterial e diabetes.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Farmácia Escola tem integração com a Farmácia Popular do Brasil e, juntas, desenvolvem projetos de pesquisa no contexto da assistência farmacêutica, além de outros projetos de extensão que têm o objetivo de orientação para a melhoria da saúde da população. A unidade de Maringá tem cerca de 100 alunos e 4 professores supervisionando. 

Em Guarapuava, a Farmácia Escola da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro) tem uma equipe com 34 pessoas, entre professores, alunos, técnicos e estagiários. Além de fornecer medicamentos, realiza exames do projeto para a avaliação de parâmetros bioquímicos e glicêmicos de pacientes da Clínica Escola de Nutrição e análises parasitológica de fezes de crianças de todas as creches municipais de Guarapuava. 

“Para o aluno é de fundamental importância, pois pode colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, sempre com a supervisão de um professor e contato com o esclarecimento de dúvidas. A comunidade se beneficia com o entusiasmo do aluno em ajudar o paciente a ter uma conduta medicamentosa correta, melhorando a qualidade de vida”, ressaltou o diretor da Farmácia Escola da Unicentro, Paulo Renato Oliveira.

SERVIÇO

Farmácia Escola Unicentro

Campus CEDETEG 

Telefone: (42) 3629-8149.

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 7:00hs às 19h.

Segunda-feira, das 7h às 16h40.

Farmácia Escola UEPG

Campus de Uvaranas em frente à Central Telefônica 

Telefone: (42) 3220-3247

De segunda a sexta das 8:15 às 11:45 e das 13:30 às 17:00.

Farmácia Escola Unioeste

Rua Universitária, 2069 – Bloco das Clínicas – Jardim Universitário

Telefone: (45) 3220-3270

Horário de funcionamento: Das 8h às 12h30 e das 13h30 às 20h.

Farmácia Escola da UEM

Universidade estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, Bloco Q.04, Maringá.

Telefone: (44) 3261-1390

Atendimento das 08h20 às 11h40 e das 13h30 às 17h25.

Farmácia Escola da UEL 

Telefone: (43) 3348-2880 e 3371-5495

A Farmácia Escola se situa próximo à rotatória de acesso ao Ambulatório de Especialidades do HU - Antigo H

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.