Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação contará com avaliações e testes auditivos gratuitos nos dias 13 e 14, como parte do Novembro Laranja, campanha nacional de alerta do zumbido no ouvido

Para conscientizar a população sobre o problema do zumbido, conhecido como ruído constante na audição mesmo sem a presença de estímulos sonoros externos, e também sobre a misofonia e hiperecusia, que consiste na baixa tolerância a pequenos sons do cotidiano, a Unopar realizará avaliações gratuitas nos dias 13 e 14 deste mês.

A iniciativa integra a programação da campanha nacional de alerta ao zumbido, também conhecida como Novembro Laranja. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com o problema, sendo que no Brasil são quase 30 milhões. “Muitas vezes o problema é leve e intermitente, mas podem ocorrer situações mais intensas com transtornos físicos e emocionais”, explica a professora Luciana Marchiori, responsável pela atividade.

Como a percepção do ruído pode variar entre os pacientes, o mais recomendável é buscar ajuda de um especialista para confirmar o distúrbio e tratar as causas. “O tratamento pode ser a base de remédios, ou dependendo da situação, por meio de terapias e medicina complementar como a acupuntura”, completa Luciana. Os testes gratuitos serão realizados no dia 13, das 19h às 22h, e no dia 14, das 9h às 12h, na Clínica Integrada da Unopar, localizada na Rua Marselha, s/n, Jardim Piza.

Tiago Silva/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.