Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de janeiro de 2017, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) também passa a fazer parte do calendário vacinal para os meninos. No primeiro ano, a campanha vai abranger adolescentes de 12 e 13 anos. Até 2020, a vacina estará disponível para as faixas etárias de 9, 10 e 11 anos.

O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de seis meses entre as aplicações. Desde 2014, a campanha passou a fazer parte do programa de imunização para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, meninas de 14 anos que não tomaram a vacina farão parte do público-alvo. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV por um período que varia entre 9 e 26 anos. 

No sexo feminino, a vacina protege principalmente do câncer de colo do útero. No Brasil, são estimados 16 mil casos desse tipo de câncer por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. No Paraná, a estimativa é de 860 novos casos. Em 2015, o Estado contabilizou 333 mortes pela doença e em 2016 já foram registrados 258 óbitos.

Com a ampliação da campanha para o público masculino, haverá a redução da circulação viral e também a prevenção do câncer de pênis, garganta e ânus, e verrugas genitais. “A vacina é segura e confere 98% de eficácia no primeiro ano após a última dose. Além disso, ela também garante proteção indireta para quem não foi vacinado”, explica o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.