Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A vacinação contra a dengue, voltada a jovens com idade entre 15 e 27 anos, encerra nesta sexta-feira (27). Até este dia, em Londrina é possível receber as doses nas Unidades Básicas de Saúde(UBSs), das 7 às 19 horas. Também é possível receber as doses no posto fixo, localizado no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas.

Esta é a terceira etapa de vacinação contra a dengue, cujo objetivo é dar sequência ao esquema de imunização para quem já tomou a primeira ou a segunda dose nas etapas anteriores. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.

Balanço - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados preliminares da campanha até agora. No último sábado (21), no “Dia D de vacinação”, foram aplicadas 1.564 doses da tetravalente contra a dengue, entre as imunizações realizadas nas UBSs, posto fixo no Calçadão, pontos disponibilizados em supermercados de grande circulação e busca ativa nas residências e local de trabalho.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a expectativa do Dia D ficou abaixo do esperado. “Nossa expectativa era vacinar entre 3 e 5 mil pessoas nesta ação, porém, mesmo com todo nosso esforço não alcançamos o esperado. Estamos tendo dificuldades em encontrar as pessoas na busca ativa nas residências e no trabalho, e outras se recusam a tomar a vacina, por já terem recebido outras doses ou porque não querem se imunizar”, contou.

Desde o início da campanha, em 20 de setembro, foram aplicadas 22.329 doses, o que representa 36% de cobertura da meta prevista de 61.071 doses. “Apesar de estarmos com a cobertura abaixo da meta, temos a certeza de que fizemos todas as ações possíveis para localizar e vacinar o maior número de pessoas. Até o dia 27 vamos continuar com todas as ações”, avaliou Sônia.

Sobre a vacina - As doses são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.

A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.