Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar pelo SUS; Prefeitura amplia número de UBSs e de vagas para atender a demanda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi estendida para toda a população do Paraná. Em Londrina, a ampliação de público aconteceu desde a última sexta-feira (25). Com isso, toda a população acima de seis meses de idade pode se vacinar contra a gripe, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Município, a campanha de vacinação está acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – com exceção das unidades respiratórias, que atendem exclusivamente aos casos suspeitos de Covid-19 – e no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), parceiro da Prefeitura de Londrina.

Para receber a dose, a população deve fazer o agendamento prévio, da seguinte forma: Nas UBSs é necessário telefonar na unidade para agendar o dia e o horário. (Clique aqui para acessar os telefones e endereços de todas as UBSs). Por outro lado, para ser imunizado no espaço no Inesul, é preciso fazer o agendamento pela internet, no portal da Prefeitura. (Clique aqui para ser direcionado). No Inesul, a Prefeitura ampliou de 330 para 1.000 vagas por dia.

Além disso, a partir de quinta-feira (1), a Prefeitura vai ampliar mais duas UBSs para atender a vacinação contra a gripe. As unidades da Vila Casoni e do Ernani Moura Lima, que atualmente são referência para os casos de Covid-19, serão desativadas para este fim e atenderão a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Cada unidade irá ofertar 1.000 vagas por dia. Exclusivamente nestas unidades, o agendamento será feito pela internet, pelo Portal da Prefeitura.

No ato da imunização é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Lembrando que, como a campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

A decisão do governo do Estado de ampliar a vacinação para toda a população se deve aos baixos índices de cobertura da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Paraná, que iniciou no dia 12 de abril e deve permanecer até 9 de julho.

De acordo com dados da Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná, até a manhã da última quinta-feira (24), o Estado havia registrado 42,1% de cobertura vacinal contra a doença, com 1.993.419 doses aplicadas. Em Londrina, até o momento, foram aplicadas 107.559 doses, que correspondem a 46,7% de cobertura vacinal.

Participaram, das três fases da campanha, os seguintes grupos: idosos acima dos 60 anos; professores que atuam em instituições educacionais públicas e particulares de todos os níveis de ensino; profissionais da saúde; gestantes, puérperas e crianças a partir dos 6 meses até menores de 6 anos, pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.