Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber a dose do imunizante; para tomar a vacina é preciso agendar um horário

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua aplicando as doses da vacina contra a gripe. A Campanha de Vacinação encerrará no dia 19 de julho. Até lá, a população com mais de 6 meses poderá se imunizar contra o vírus influenza.

A estimativa é que 219.866 pessoas recebam a vacina em Londrina até o final da campanha. Até o momento, 51,3% dessa população estimada foi vacinada, o que significa 130.204 doses aplicadas. Dentre esses, 59.584 idosos eram idosos, 24.504 crianças, 16.716 trabalhadores da saúde, 14.658 população em geral, 6.529 pessoas com comorbidades, 4.322 professores, 3.010 gestantes, 357 puérperas, 262 profissionais da força de segurança, 140 profissionais do transporte, 92 caminhoneiros, 15 pessoas privadas de liberdade, nove foram pessoas com deficiência e quatro indígenas.

Público-alvo

Podem tomar a vacina contra a gripe toda a população com mais de 6 meses de idade, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias, como gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós-parto, professores e imunodeprimidos. A vacina da gripe não é recomendada às pessoas com alergia grave a algum dos componentes da vacina.

Atenção, aqueles que apresentarem suspeitas de Covid-19 ou de outras infecções devem evitar tomar a vacina da gripe. Já quem positivou para a doença transmitida pelo novo coronavírus precisa estar completamente recuperado depois de quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, para ser liberado para tomar o imunizante da gripe. Além disso, quem tomou recentemente a vacina contra a Covid-19 deve aguardar 14 dias entre a aplicação dela e da gripe.

Locais de aplicação das doses

A aplicação das doses para prevenir a gripe está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que não são exclusivas para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e aquelas que aplicam a vacina contra a Covid-19. Para receber a vacina é preciso agendar um dia e horário, por meio do contato telefônico. A lista completa com os endereços, telefones e horário de funcionamento das unidades de saúde está no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui para ver).

Além disso, para agilizar o processo, a Prefeitura de Londrina também disponibilizou outros quatro lugares, que trabalham exclusivamente para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em 2021. São eles: a sede da Universidade Norte do Paraná (Unopar/Pitágoras), campus Catuaí; sede do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), UBS da Vila Casoni e UBS do Ernani Moura Lima.

Para para evitar filas e aglomeração, nesses quatro espaços, é necessário marcar um dia e horário pela internet. Para isso, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura de Londrina, na página www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamentoGripe/. Na Unopar/Pitágoras, o atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No Inesul é das 11h às 17h e nas Unidades de Saúde da Vila Casoni e do Ernani Moura Lima é das 8h às 19h.

Resumindo:

Universidade Norte do Paraná (Unopar/Pitágoras), campus Catuaí – Rua Edwy Taques de Araujo, 900

Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) – Av. Duque de Caxias, 1247.

UBS da Vila Casoni – Av. Dez de Dezembro, 580.

UBS Ernani Moura Lima – Rua Gerônimo Máximo, 30.

Nas demais UBS, com exceção das unidades respiratórias e exclusivas para vacina Covid, agendamento por telefone.

A vacina aplicada pelo SUS para prevenir a gripe é a trivalente de fragmento de vírus Inativado para as cepas AVictoria/2570/2018 (H1N1)pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria). Assim, como outras, é possível que após recebê-la a pessoa apresente algum efeito, como dor no local da aplicação, mal-estar, dor muscular ou febre.

A campanha de vacinação contra a gripe é promovida em todo Brasil, com o intuito de prevenir o aparecimento de casos mais graves da doença relacionadas aos três subtipos da gripe, que mais circularam no ano anterior.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.