Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Motivos vão da redução da pressão sobre o sistema de saúde a questões econômicas

A baixa adesão à vacinação contra a gripe nos últimos dois anos, além do relaxamento da população nas medidas que estavam sendo tomadas para evitar e reduzir o contágio do coronavírus, estão entre as possíveis causas do aumento da H3N2 no país. Por isso, a vacinação contra a gripe, que é sempre importante, ganha ainda mais relevância em tempos de pandemia.

“A vacina contra a gripe protege dos subtipos H1N1, H3N2 e influenza B”, explica Rafael Iagher, farmacêutico e bioquímico do Sesi Paraná. “Além disso, estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e aumentar as defesas do corpo, pois mesmo uma simples gripe pode ter complicações”, completa.

Sabe-se que quem se protege contra a gripe por meio da vacina, reduz consideravelmente as chances de ir parar no hospital ou de manifestar sintomas graves por conta da doença. Logo, evita a possibilidade de infecções duplas por covid-19 e gripe, o que alivia a pressão sobre o sistema de saúde e facilita o trabalho de triagem nos hospitais, além de trazer mais produtividade para o setor produtivo, já que a gripe é uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Campanha 2022

O Sesi Paraná já iniciou a campanha de vacinação contra a gripe deste ano para sindicatos e indústrias paranaenses. O período para adesão seguirá enquanto durarem os estoques e o agendamento inicia em meados de março, logo após a confirmação da data de recebimento da vacina pelo Sesi. O gesto vacinal será realizado entre os meses de abril a junho, na própria empresa, no formato in company e em qualquer município do estado.

Seguindo a Resolução da Anvisa, serão oferecidas vacinas contra a influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação, inclusive a nova cepa Darwin (H3N2) causadora do grande aumento no número de casos de gripe no final do ano passado e início desse ano em todo o país. Ofertada desde 2010, a vacinação faz parte de uma série de ações que a instituição faz, com outras formas de prevenção e cuidados para os funcionários das indústrias.

Recomenda-se que toda a população seja vacinada contra a gripe antes do início do inverno. Com a campanha de vacinação contra a gripe de 2022 sendo realizada em paralelo à campanha de vacinação da covid-19, é bom lembrar que não há contraindicação de que as vacinas sejam administradas em conjunto.

Para aderir acesse sesipr.com.br/vacinacaogripe ou clique aqui.

Rafaella Ribas/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.