Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tomar as doses da vacina em dia é a principal forma de evitar a doença

Após superar a meta de 95%de vacinação de crianças de um a menos de cinco anos, o Brasil volta a reforçar a necessidade da imunização contra a poliomielite. No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado na quarta-feira (24), cresce a importância de tomar em dia as doses da vacina, como único meio de impedir que o vírus encontre uma fonte de infecção.

Apesar de ser a única forma de prevenção, há a falsa sensação de parte da população que não é mais necessário se imunizar. Em julho deste ano, 312 municípios brasileiros estavam com cobertura vacinal abaixo de 50% para a pólio. O dado levou o governo federal a intensificar a campanha para imunizar quem tinha de um a menos cinco anos. A meta estabelecida foi cumprida no fim de setembro. 

Parte da campanha de vacinação teve como foco o combate a boatos e informações falsas. Por isso, o Ministério da Saúde reforça que as vacinas são seguras e passam por um rígido processo de validação. As reações são raras e limitadas, como febre. Ou seja, o benefício de proteger a criança é maior do que o risco de que ela sofra efeitos colaterais.

Transmissão

A poliomielite é transmitida por contato direto pessoa a pessoa em crianças e em adultos, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

Desde 1990, o Brasil não registra casos da doença. Em virtude disso, em 1994, o País recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Atualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, três países são considerados endêmicos: Paquistão, Nigéria e Afeganistão.

Proliferação

Entre os fatores que favorecem a proliferação do vírus estão a falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária. A poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias.  

Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e a falta de reflexo no segmento atingido.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.