Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná sediou ontem, 13 de outubro, ato público promovido pela instituição, em conjunto com a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), contra a aprovação da PEC 5/2021, em trâmite no Congresso Nacional. O texto propõe mudanças que podem impactar decisivamente na atuação da instituição em defesa dos direitos da sociedade e no combate à corrupção. Com transmissão e participação on-line de promotores e procuradores de Justiça de todo o estado, a mobilização somou-se a outras iniciativas similares realizadas pelos Ministérios Públicos Estaduais em todo o país, bem como pela Procuradoria-Geral da República. Diversas autoridades paranaenses, entre elas os chefes do Executivo, do Legislativo e do Tribunal de Contas, além de parlamentares federais, participaram do ato conjunto.

Prejuízos

Uma das alterações propostas pela matéria diz respeito à composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entidade que tem a atribuição de fiscalizar os MPs e seus integrantes, avaliando questões de ordens administrativa, financeira e disciplinar. As alterações propostas prejudicam diretamente a autonomia e a independência funcional da instituição, garantidas pela Constituição Federal. Com as mudanças, o corregedor nacional junto ao CNMP, por exemplo, passaria a ser uma pessoa indicada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e não mais um representante eleito pelos conselheiros dentre os integrantes do Ministério Público, como ocorre hoje.

Conquistas

Presidindo o evento, o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia avaliou os avanços alcançados nos últimos anos no combate aos desvios de recursos públicos e lembrou que tais conquistas se deveram, em grande medida, ao atual funcionamento da instituição, a partir de previsões constitucionais. “A luta pela construção de um país mais justo e voltado ao atingimento dos seus legítimos destinos sociais, depende da atuação intimorata e independente do Ministério Público”, declarou. ” Conclamando a sociedade a acompanhar a tramitação da matéria no Legislativo, o procurador-geral enfatizou: “Temos o compromisso histórico de, neste momento, nos darmos as mãos, povo e Ministério Público, impedindo que sejam impostos retrocessos ao status constitucional do Ministério Público, em prejuízo da democracia e da proteção do interesse público. Resistir é preciso, calar jamais.”.

O presidente da APMP, o promotor de Justiça André Pasternak Glitz, foi enfático ao criticar as previsões do texto em discussão no Legislativo Federal: “A autonomia institucional e a independência funcional do Ministério Público são condições necessárias e imprescindíveis ao cumprimento de sua missão constitucional. Trata-se não de prorrogativas, mas de garantias da sociedade. Afirmar que essas mudanças visam ‘aperfeiçoar’ o Ministério Público é um desrespeito a cada cidadão brasileiro”.

Defesa da instituição

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, também destacou o papel constitucional da instituição: “O Ministério Público é o ponto de equilíbrio da nossa democracia. Por isso, entendemos que qualquer proposta que possa ferir os interesses da sociedade como um todo e da instituição Ministério Público, que preserva essa sociedade, é altamente prejudicial”. Já o governador do Estado do Paraná em exercício, Darci Piana, falou sobre a importância da autonomia da instituição: “O trabalho autônomo do Ministério Público é feito com responsabilidade, defende os valores que são fundamentais da nossa democracia, e não podemos deixar de manifestar nossa contribuição para que a continuidade desses valores seja mantida”.

Parlamentares

 O senador Alvaro Dias ressaltou a importância da mobilização e lembrou outras medidas legislativas atualmente em curso que afetam diretamente o trabalho do Ministério Público, como as alterações na Lei de Improbidade Administrativa: “Aqui nos encontramos para impedir retrocessos. A PEC 5 não é um fato isolado, mas integra um conjunto de ações que favorecem a impunidade no país”. (Confira aqui matéria sobre o posicionamento institucional a respeito das mudanças na Lei de Improbidade, a Lei 8.429/1992). O deputado federal Gustavo Fruet salientou o quanto a proposta legislativa afeta diretamente garantias constitucionais que são base do estado democrático. “Vivemos um momento desafiador de profundo questionamento à democracia”, enfatizou. Outro parlamentar paranaense presente, o deputado federal Reinhold Stephanes Junior, completou afirmando que “o Ministério público tem que ser sempre fortalecido e apoiado”.

O deputado federal Gustavo Fruet salientou o quanto a proposta legislativa afeta diretamente garantias constitucionais que são base do estado democrático. “Vivemos um momento desafiador de profundo questionamento à democracia”, enfatizou. Outro parlamentar paranaense presente, o deputado federal Reinhold Stephanes Junior, completou afirmando que “o Ministério público tem que ser sempre fortalecido e apoiado”.

Atuação independente

O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fábio Camargo, ponderou que atividades ministeriais podem ficar comprometidas com as mudanças em pauta. “Nós precisamos continuar trabalhando e desenvolvendo essa independência de fiscalização e atuação interna e externa. Em hipótese alguma podemos permitir um retrocesso nas atividades de fiscalização”, defendeu.

Avaliação de integrantes

O procurador de Justiça Hélio Airton Lewin, decano da instituição, lembrou que o Ministério Público atual nasceu com a Constituição Federal de 1988: “A Constituição cidadã reservou ao Ministério Público sua independência funcional e sua liberdade de convicção, predicados sem os quais o promotor, o procurador de justiça e todos aqueles que integram a instituição não podem levar a cabo sua missão constitucional”. E completou afirmando acreditar que “talvez este seja o momento mais grave de toda a trajetória da Constituição”.

O corregedor-geral do Ministério Público do Paraná, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, manifestou-se sobre o significado da perda de autonomia institucional para o trabalho em defesa dos direitos da população: “A independência funcional é uma garantia de toda a sociedade, não só do Ministério Público. É a garantia de que o promotor ou promotora possa atuar de forma independente, sem interferência política”.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, reforçou os pronunciamentos acerca dos prejuízos que o trabalho de promotores e procuradores de Justiça pode ter caso o texto seja aprovado como proposto: “A PEC 5/2021 fragiliza não apenas o Ministério Público, mas toda a sociedade brasileira, especialmente os mais vulneráveis, que dependem da iniciativa e do trabalho da instituição. Em uma constituição detalhista e analítica como é a nossa, as fronteiras entre a Justiça e a Política, entre a Justiça e a Moral, são extremamente tímidas, razão pela qual precisamos dizer não com veemência a essa iniciativa”.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.