Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Polícia Militar e a comunidade escolar comemoram nesta sexta-feira (17) o 9º aniversário do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), unidade especializada na prevenção da violência no âmbito estudantil com crianças e adolescentes através de ações ostensivas e educacionais em todo o estado. 

Na solenidade, foram entregues medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, a medalha BPEC, a medalha Proerd e a moeda comemorativa do batalhão aos militares estaduais e autoridades civis que têm apoiado a PM na prevenção à violência no meio escolar. 

“É um segmento da PM que trabalha a excelência da prevenção nas atividades da patrulha escolar comunitária e também pela coordenação do nosso principal programa de política pública que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”, disse o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato. 

Segundo ele, o batalhão é importante para a comunidade escolar e se faz presente no ambiente estudantil graças à atuação séria e responsável de seus integrantes. “Parabenizamos o BPEC por nove anos de trabalho intenso e cremos que terá um futuro promissor pela frente”. 

A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento a contribuição de policiais militares e pessoas do meio escolar que tem atuado junto à Polícia Militar nas atividades de prevenção à criminalidade por meio de um plano educacional que demonstre aos jovens a importância dos valores da cidadania e de responsabilidade para o futuro intelectual desse público. 

O empenho e dedicação demonstrados pelos policiais militares na manutenção dos pilares do policiamento comunitário (escola, família e polícia) foram coroados com a entrega das medalhas BPEC e Proerd. “Foi nesse batalhão que me encontrei na profissão, trabalhando com satisfação e realização, colaborando para uma vida melhor às crianças para que fiquem longe das drogas e da violência”, disse a soldado Elisângela Aparecida Buss. 

Dezenas de policiais militares que fazem trabalhos educativos em colégios estaduais estiverem presentes na solenidade e foram reconhecidos pela atividade que desempenham, como o cabo Eduardo Wilkosz, que atua junto a uma equipe do BPEC na Guarda Mirim do Paraná. “Estou há três anos no batalhão e percebemos que a PM é um dos pilares de sustentação do colégio, pois trabalhamos a cidadania com crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e situação de risco, proporcionando um olhar de esperança e motivação aos estudantes que mais necessitam”, afirmou. 

A secretaria estadual da Educação, professora Ana Seres, convidada a participar do ato solene, enalteceu a integração do BPEC junto à pasta na promoção de mais segurança ao público estudantil. “Quando se conhece o trabalho da Patrulha Escolar, reconhecemos não só a necessidade, mas a eficiência com que é aplicado o policiamento preventivo e repressivo nos momentos mais conflitantes que enfrentamos nos últimos tempos”, disse. Também foram condecorados os militares que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação com a medalha Policial Militar de Bronze, Prata e Ouro. “São três décadas de serviços prestados e a maior conquista não é receber uma medalha, mas saber que você fez o melhor, mesmo com as limitações e dificuldades seu coração foi doado e eu me sinto recompensado”, destacou o subtenente Nelson Hercilio Mansani, que atuou no BPEC e hoje faz parte do Batalhão de Polícia Ambiental. 

O comandante do BPEC, tenente-coronel Ronaldo de Abreu, falou sobre a formação do batalhão, as dificuldades enfrentadas dentro e fora da corporação ao longo da jornada de nove anos, louvando os policiais que fizeram parte dessa história. 

Foi mencionado o ex-comandante-geral da PM, coronel Anselmo José de Oliveira, idealizador da modalidade de policiamento escolar e que permanece eternizado no nome oficial do BPEC: Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária Coronel Anselmo José de Oliveira. 

“Desde o início o pensamento em se ter uma unidade especializada de patrulha escolar comunitária teve como foco a prevenção de segurança pública no ambiente escolar. São 2,6 milhões de alunos e professores distribuídos em escolas publicas e privadas em todo o Paraná e só esse número justificaria a necessidade desse tipo de policiamento. Cerca de 95% à 97% das nossas ações são preventivas, o que mostra um perfil voltado à educação”, explicou o tenente-coronel Abreu. 

HISTÓRIA - A criação do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária se confunde com a trajetória bem sucedida do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o qual foi aplicado no Paraná em 2000 através de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação, voltado para o ensino fundamental público e privado. 

O Batalhão atualmente trabalha com dois programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em todo o estado, a unidade possui quatro companhias: 1ª Companhia, em Curitiba; 2ª em Foz do Iguaçu (Oeste), 3ª em Maringá (Noroeste) e 4ª Companhia em Londrina (Norte). 

O Proerd começou com um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar da cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education (DARE) e já foi aplicado em mais de 50 países. 

O programa visa educar os cidadãos, ainda crianças, para que, no futuro, possam evitar problemas com álcool, drogas e violência. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, que foram projetadas para estimulá-los a resolverem os principais problemas desta fase de suas vidas. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.