Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp), secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o Tribunal de Justiça do Paraná e a Celepar apresentaram, na quarta-feira (29/03), no Palácio das Araucárias, um plano de trabalho em conjunto para alinhar o funcionamento do Botão do Pânico no Paraná para mulheres e idosos via aplicativo 190. Mulheres com medidas protetivas terão acesso exclusivo para a função Botão do Pânico. Posteriormente, o aplicativo oferecerá também o Botão do Pânico para idosos em situação de risco.

Lembrando que o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e o ex-deputado estadual Ney Leprevost, hoje, secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, criaram um projeto em que idosos em situação de violência doméstica e familiar também terão direito a usar o dispositivo de segurança Botão do Pânico. O projeto de lei nº 499/2017, alterou a lei 18.868/2016, estabelecendo diretrizes gerais para a implementação e o uso do sistema, criado para proteger mulheres que são potenciais vítimas da violência.

Ney Leprevost destacou, durante o evento, que “é uma medida importante para garantir, em um futuro bem próximo, mais segurança para pessoas idosas que precisam de proteção. A alternativa de um aplicativo é muito mais moderna, eficiente e econômica aos cofres públicos”.

Há duas semanas, o deputado se reuniu com o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Lanes Randal Prates Marques, e recebeu, em primeira mão, a notícia de que o Botão do Pânico passaria a funcionar junto ao App 190.

“Quando o projeto foi aprovado em 2ª discussão no início desse mês, fui até a Secretaria Estadual de Segurança Pública para saber qual o motivo do Botão do Pânico ainda não estar funcionando para as mulheres. Prontamente, recebemos a resposta e a solução para o impasse que vinha se arrastando”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Celepar, com alinhamento estratégico com as áreas de inovação da Sesp e Sejuf para substituir o dispositivo do Botão do Pânico. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS. Após baixar o aplicativo, o usuário faz um cadastro rápido e, a partir daí, será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.