Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Corpo de Bombeiros do Paraná promoveu a tradicional travessia dos guarda-vidas veteranos na Praia Central, em Guaratuba, Litoral do Estado. O evento, realizado na manhã de sábado (9), contou com a participação de vários profissionais aposentados, dos oficiais e praças da corporação e do Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, que além de acompanhar a atividade também visitou o quartel dos Bombeiros em Guaratuba. Logo após, juntamente com o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior, fez uma reunião com oficiais para avaliar as ações do “Verão Paraná 2015/2016”.

“É o mínimo que eu, secretário de Segurança, e a comunidade podemos fazer por estes profissionais, que por mais de 30 anos dedicaram suas vidas, se expuseram a riscos pela salvaguarda das pessoas”, disse o secretário Mesquita. “É um evento festivo, que comemora a vida, reconhece o trabalho destes profissionais. Para que a população tenha hoje a qualidade nos serviços de Guarda-Vidas nós temos planejamento e mais de 600 profissionais de bombeiros, só aqui na operação verão”, afirmou.

EXPERIÊNCIA - Para o coronel Simiano, embora os profissionais tenham passado para a reserva remunerada, permanecem como bombeiros. “Neste momento de alegria podemos rever nossos amigos, tê-los de novo por perto, escutar suas histórias e experiências de vida, que são fundamentais e servem como referência. Todas as pessoas que estão aqui construíram nossa história e são os ombros gigantes que nos apoiam”, disse o comandante do CB. “Se hoje o Corpo de Bombeiros é uma corporação que tem a respeitabilidade pública devemos isto à ação desses homens.” 

Para o coronel Miguel Arcanjo Capriotti, que foi Comandante Geral da PM, Comandante do Corpo de Bombeiros e do 1º Grupamento de Bombeiros, o importante da travessia é o congraçamento. “Este ano, por problemas de saúde, não pude participar. Mas sempre estou junto para bebermos da mesma água de hidrante, tradição na corporação”, disse ele. “É uma honra receber o carinho de todos os bombeiros, sem exceção, desde o mais novo praça até o comandante”, acrescentou. 

“Vejo que a cada ano aumenta mais o número de pessoas participando da travessia, isto faz com que a nossa amizade permaneça. Quando entramos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros ficamos 30 anos e quando saímos para reserva cada um vai cuidar da sua vida. Este evento é o momento de nos reencontrarmos”, avalia o coronel.

MOTIVAR - Para o Comandante do “Verão Paraná 2015/2016” pelo Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza, momentos como este, quando as gerações se encontram, são importantes para motivar os mais novos. “Todos que estão aqui hoje fazem parte da minha vida, da vida do Corpo de Bombeiros, e me trazem boas lembranças destes 30 anos que tenho de corporação. A travessia é uma confraternização que precisamos manter para referenciar a história do Corpo de Bombeiros através dos mais antigos, que têm muito para ensinar, desde o comandante até o mais novo soldado. Não podemos deixar isto morrer, pois é uma injeção de ânimo ver estes homens de cerca de 70 anos fazendo esta travessia e nesta hora vejo que ainda tenho muito para fazer em prol da corporação”, ressalta.

TRAVESSIA - O evento foi feito pela primeira vez no ano de 2000, organizado pelo subtenente Batista, da Reserva Remunerada, e já é tradição entre os guarda-vidas mais antigos do Corpo de Bombeiros do Paraná. O percurso, anteriormente realizado entre o Morro do Cristo e a Praia Central, hoje acontece apenas na Praia Central de Guaratuba.

No trajeto, de aproximadamente 600 metros, os participantes largaram do Posto de Guarda-vidas da Praia Central, contornaram uma boia de sinalização fundeada a aproximadamente 300 metros da praia e retornaram ao ponto de partida. Uma equipe de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros faz a segurança e prevenção de incidentes no evento, com o emprego de diversos equipamentos, tais como Moto Aquática de Salvamento, pranchão de Salvamento, Stand Up Paddle, Bote Inflável de Salvamento.

VISITA E REUNIÃO - Antes da travessia, o Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, visitou as instalações do Corpo de Bombeiros em Guaratuba. Após acompanhar a travessia, o secretario se reuniu com os oficiais da unidade para avaliar as ações da corporação no Litoral nos primeiros dias do “Verão Paraná 2015/2016”. O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Simiano, também repassou ao secretário as expectativas da corporação para este ano.

“Apesar das dificuldades que estamos enfrentando, que não é só do Paraná, não medimos esforços para cada vez mais melhorar a segurança pública do Paraná e com esta unidade que salva tantas vidas, com certeza, é uma das nossas prioridades”, disse Mesquita. O coronel Simiano ressaltou o empenho dos guarda-vidas e de todo o Corpo de Bombeiros no desempenho de suas funções, independente de recursos materiais. “Salvamos vidas, as pessoas dependem de nós, nosso trabalho precisa ser 100%.”

Participaram o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Comandante do 8º Grupamento, situado no Litoral; o subcomandante do 8º GB, major Edson Oliveira Ávila; o comandante do grupamento dos bombeiros de Guaratuba, capitão Fabricio Frazatto dos Santos, além de outros oficiais e praças da corporação. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.