Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) chama a atenção dos motoristas para atitudes de proteção às crianças. Segundo indicadores do Sistema Único de Saúde (Datasus), em 2015, o Paraná teve 729 crianças hospitalizadas em decorrência de acidentes de trânsito. Os números deste ano ainda não foram divulgados.

“As crianças não possuem condição de se auto-proteger, ainda dependem dos nossos cuidados e, por isso, a conscientização dos pequeninos depende da colaboração do Estado, dos pais, motoristas, ciclistas e até mesmo dos pedestres adultos”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Especialistas revelam que o ser humano está muito mais vulnerável a lesões até os 14 anos de idade. “Nesta faixa, corremos muito mais riscos devido a dois fatores: função cognitiva e condições anatômicas. A primeira diz respeito a tomada de decisões, ou seja, uma criança ainda não tem o domínio completo que se exige para atravessar uma rua, por exemplo. Já o segundo fator a torna mais suscetível a fraturas e lesões, tanto em atropelamento e como passageira na situação de colisão”, explica a psicóloga especialista em trânsito, Joneia Tawamoto.

Para diminuir os riscos, a participação e orientação dos pais ou responsáveis é fundamental. “Eu tomo muito cuidado ao deixar meu filho brincar na rua, sempre opto por levar ele em parques ou praças, aproveito também para dar algumas orientações básicas sobre o trânsito e cuidados essências”, conta a vendedora Anna Marcelly Padilha, que tem um filho de 12 anos.

Outros fatores envolvendo crianças também devem ser levados em consideração. Confira:

TEMPO DE REAÇÃO - Diferente do adulto, uma criança leva cerca de 4 segundos para distinguir entre um objeto parado e em movimento. Neste caso, para fazer uma travessia correta, o ideal é o responsável sempre segurar a criança pelo punho.

CONCENTRAÇÃO DE ESTÍMULOS – A concentração de estímulos da criança no trânsito é inferior à do adulto, pois ainda está no processo de formação. O Detran recomenda que ao transitar na calçada, o adulto deve caminhar pela calçada paralelo à pista de rolamento e a criança do lado de dentro, protegida.

CAMPO DE VISÃO – O campo de visão de uma criança também é mais limitado, pois ela não possui uma noção exata de distância e velocidade. É dever do adulto identificar locais seguros para jogar futebol, empinar pipa e andar de bicicleta. Como o quintal de casa, os parques, praças e as quadras esportivas, por exemplo.

MEDIDAS PREVENTIVAS - Além da conscientização de todos os agentes do trânsito, é fundamental programas na área de prevenção. Pensando nisso, o Detran iniciou em 2015 o projeto “Conhecendo o Detran e BPTran”.

“A ideia do projeto que acontece todas as terças e quintas é falar sobre segurança e educação aos futuros motoristas. Durante as visitas as crianças aprendem como o transito se organiza, e como funciona os serviços dos órgãos executivos e o papel de cada pessoa para a segurança nas ruas e estradas”, explica a Coordenadora de Programas Educativos para o Trânsito, Juçara Ribeiro.

Detran/PR
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.