Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) formou nesta semana 50 servidores que vão atuar na investigação e auditagem de fraudes em processos de habilitação e veículos. O grupo vai trabalhar internamente e também junto aos prestadores de serviço da autarquia, como clínicas médicas credenciadas, despachantes, fabricantes de placas e centros de formação de condutores. 

Oferecido em parceria com a Polícia Civil do Estado, por meio da Escola Superior da Polícia Civil, o curso de Investigação e Auditoria de Trânsito teve 128 horas/aula e abordou técnicas de entrevista, identificação veicular, legislação, relações interpessoais e aspectos operacionais, entre outros. 



“A ideia é aumentar o corpo técnico qualificado para realizar auditagens. O Detran já tem a Coordenadoria de Investigação e Auditagem, mas queremos que servidores de outros setores também estejam envolvidos e auxiliem sempre que necessário”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

A expectativa é que novas turmas sejam formadas e o conteúdo das aulas cada vez mais voltado ao dia a dia da instituição. “Este é o primeiro curso, que deve ser aprimorado, direcionado às necessidades diárias do Departamento”, explica o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat. 

AVANÇOS – Os participantes receberam os certificados nesta quinta (9) e sexta-feira (10). “Gostei muito do curso. Aprimorou meu olhar na fiscalização das clínicas credenciadas. Sou psicóloga e nunca tive este tipo de oportunidade antes. Foi muito bom”, disse a servidora Cristiane Baecker. 

“Já senti diferença no meu dia a dia na banca examinadora de testes práticos de direção”, avaliou a servidora Alessandra Plantes. “Essa troca de informações e conhecimentos com a Polícia Civil foi extremamente produtiva”, completou o vistoriador Samuel Scorsin. 

APOIO – A parceria entre o Detran e Polícia Civil também foi destacada pelo diretor-geral do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha. “Este apoio mútuo nos permite fazer um trabalho inédito no Brasil. Somos o único Estado do país em que há interligação dos bancos de dados do Departamento e do Instituto”. 

Hoje, existem seis unidades conjuntas do Detran e do Instituto de Identificação do Paraná – em Paranaguá, Nova Aurora, Curitiba (Posto Central e Vila Hauer) e Londrina. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.