Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ferramenta também permitiu que se cumprissem 25 mil mandados de prisão de pessoas foragidas da Justiça

Criado há dois anos pelo Ministério da Justiça, o aplicativo Sinesp Cidadão já ajudou a recuperar 168 mil veículos roubados ou furtados em todo o Brasil. Com base em registros criminais, a ferramenta permite que a população identifique motos, carros e caminhões que tenham sido alvos de bandidos e avise à polícia imediatamente, sem que a pessoa se identifique.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets, pelasplataformas Android, IOS e Windows Phone, ou pode ser acessado por computadores. Depois de baixá-lo, é só digitar a placa de qualquer veículo. São mais de 390 milhões de consultas desde 2013.

Além de checar placas de veículos, o Sinesp Cidadão oferece outros serviços, como descobrir se há alguma ordem judicial contra uma pessoa. Basta digitar dados básicos, como nome e números de documentos. Dessa forma, também já foram cumpridos 25 mil mandados de prisão de pessoas foragidas em pouco mais de um ano e meio de funcionamento desta outra funcionalidade.

Durante a consulta, o aplicativo informa se os dados digitados conferem com os do veículo ou mesmo se há denúncia de que ele foi roubado de alguém. Nesse caso, a pessoa deve avisar sobre a situação à polícia, para que profissionais apurem o caso. Não é preciso se identificar.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Miki explica que o Sinesp é um portal de informações integradas que, em parceria com os entes federados, possibilita consultas estatísticas, operacionais, investigativas e estratégicas relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional, entre outros.

"Em inúmeros casos pelo País afora, a polícia foi chamada por usuários do Sinesp Cidadão e descobriu que aquele automóvel seria usado por assaltantes, conseguindo prendê-los antes que cometessem novos crimes", explica Regina. "Há também comunicados sobre locais onde bandidos deixam estacionados veículos que acabaram de furtar, para depois buscá-los para fazer desmanche", exemplifica a secretária.

O Sinesp Cidadão é uma plataforma tecnológica sobre segurança pública, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

"Por meio do Sinesp procuramos subsidiar diagnósticos de criminalidade, formulação e avaliação de políticas de segurança, além de promover a integração nacional de informações de forma padronizada", informa a secretária.

Fonte: Ministério da Justiça

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.