Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 3), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), realiza, no dia 17 de maio, um encontro com o tema “Desafios das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”. As atividades ocorrem das 8h às 16h30, no Senai Londrina, localizado na Rua Belém, 844, centro. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, véspera do encontro, pelo endereço goo.gl/xRYlaz. Os participantes inscritos poderão obter seus certificados emitidos pela UEL.

A programação inclui palestras, debates e oficinas temáticas, tendo como público-alvo servidores públicos da rede de serviços do município de Londrina, docentes, profissionais da área, estudantes e a comunidade em geral. O objetivo é sensibilizar a rede de serviços chamando a atenção para a importância do trabalho intersetorial no combate à violência, promover a reflexão sobre a atuação social em rede e pensar estratégias e ações para a implementação deste trabalho visando a proteção e o fortalecimento das famílias que possuem crianças ou adolescentes vítimas de violência. A expectativa é que 250 pessoas participem do evento.

A secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, enfatizou que o encontro vai possibilitar o debate do tema e o desenvolvimento de capacitações sobre os desafios das políticas públicas voltadas ao atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e suas famílias. “Os conteúdos tratados servirão para fortalecer os profissionais e técnicos que desenvolvem trabalhos sociais no Município. Será também um momento para os participantes adquirirem conhecimento e compartilharem experiências”, comentou.

Para a diretora de Proteção Social Especial da SMAS, Josiane Severino dos Santos Nogueira, as discussões sobre o assunto são importantes e devem ser feitas de forma permanente com a sociedade. “O evento é um momento para ampliar o diálogo, trazer o tema à tona e mobilizar a população. Mas, vale a pena ressaltar também que o assunto já é abordado durante todo o ano com as comissões e reuniões de trabalho realizadas pela Secretaria e Conselho Municipal junto a entidades e profissionais da área”, disse.

São apoiadores do evento o Senai Londrina, Guarda Mirim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o programa de Economia Solidária da Prefeitura de Londrina.

Palestra e oficinas – Entre as principais atividades do evento há uma palestra, às 9 horas, ministrada pela professora Zelimar Soares Bidarra, da Unioeste. Será abordado o tema “Os desafios das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”. Na sequência, às 11 horas, haverá um momento reservado para debates acerca do tema do evento.

Após o intervalo para o almoço, a partir das 13h30 serão realizadas duas oficinas. A primeira com o tema “O trabalho social com famílias no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”, conduzido pelos professores Mabel Mascarenhas Torres, do departamento de Serviço Social da UEL, e Rafael Bianchi, do curso de Psicologia da UEL. O segundo tema será “A rede e a intersetorialidade no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”, coordenado pela professora Vera Suguihiro, do departamento de Serviço Social da UEL.

Programação

8h – Credenciamento

8h30 – Composição da mesa de autoridades

9h – Palestra: “Os desafios das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”.

Coordenadora da Mesa: Vera Sugihiro – UEL

Palestrante: Zelimar Bidarra – UNIOESTE

11h – Debate

12h às 13h30  – Intervalo de almoço

13h30 – Oficinas (desafios e possibilidades)

Oficina 1 - Tema: “O trabalho social com famílias no 
enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”

Coordenador da mesa: Anyelle (Creas 3)

Condutor da proposta: Rafael Bianchi – Psicologia (UEL)

Mabel Torres – Serviço Social (UEL)

Oficina 2 - Tema: “A rede e a intersetorialidade no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”

Coordenador da mesa: Nayana (Creas 3)

Condutor da proposta: Vera Sugihiro– Serviço Social (UEL)

15h30 – Debate

16h30  - Encerramento

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.