Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio de uma parceria com o Município, serão distribuídos materiais informativos sobre os serviços de atendimento às vítimas de violência

Para dar visibilidade a um dos temas que afetam diariamente a vida de muitas mulheres no Brasil e no mundo, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM) e a Sociedade Norte Paranaense de Farmacêuticos (SONPAFAR) firmaram na terça-feira (28) uma parceria.

O objetivo é promover juntas uma campanha de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Município. Para isso, o órgão público ajudará distribuindo materiais para a divulgação de informações sobre as diversas formas de violência e os locais onde a sociedade deve denunciar e as vítimas devem buscar ajuda.

A secretária municipal de Políticas para a Mulher, Liange Doy Fernandes, explicou que a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar devem contar com a divulgação ampla de informações sobre o funcionamento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra a Mulher em Londrina. Isso porque, a rede conta com uma gama de serviços para atender as vítimas e seus dependentes menores de 18 anos, porém para ter acesso a ela, é preciso que as mulheres saibam sobre sua existência, onde buscar ajuda e como denunciar casos de agressão.

Assim, a intenção é contar com a ajuda de farmacêuticos e atendentes de farmácia na divulgação dessas informações. “Precisamos viabilizar o acesso à informação sobre as formas de violência e os serviços disponíveis em Londrina, principalmente, neste momento, em que o isolamento social faz com que muitas vítimas e agressores estejam 24 horas por dia no mesmo ambiente. Além disso, as farmácias são locais mais frequentados pelas mulheres, por isso acreditamos que os profissionais delas poderão nos ajudar”, disse a secretária.

Para o presidente da SONPAFAR, Valquires Godoy, é importante que os farmacêuticos recebam os materiais de divulgação, pois é uma forma deles terem conhecimento e auxiliarem na prevenção da violência. Para isso, segundo ele, todo o material será encaminhado via e-mail pela Sociedade Norte Paranaense de Farmacêuticos. “Os materiais serão amplamente divulgados aos nossos farmacêuticos, pois entendemos a importância da ação preventiva”, afirmou.

A farmacêutica e ex-membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Leila de Castro Marques Murari, lembrou que várias pessoas quando vão às farmácias adquirir medicamentos ou outros produtos tendem a conversar com os profissionais da saúde, o que abre espaço para uma troca de informações. “Muitas mulheres vão à farmácia e, ao solicitar o produto, conversam com os farmacêuticos e acabam relatando alguma situação de violência. Com essa ação, os profissionais poderão conhecer, orientar e divulgar os serviços de atendimento às mulheres”.

Outros materiais podem ser retirados pelos representantes de farmácias e empresários em geral na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que fica na Rua Valparaíso esquina com a Avenida Higienópolis,  pelo telefone (43) 3378.0119 ou pelo e-mail gabinete.mulher@londrina.pr.gov.br. No mesmo local, os interessados podem firmar outras parcerias com a SMPM através do Programa Juntas Somos Mais. A parceria com a SONPAFAR faz parte do programa.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.