Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dados oficiais apontam crescimento nos casos de violência durante a pandemia do novo coronavírus

O Governo Federal lançou a Campanha de Conscientização e Enfrentamento à Violência Doméstica. Com as pessoas mais tempo em casa por causa da pandemia do novo coronavírus, o governo quer incentivar as denúncias de violência contra a mulher, idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

O mote da campanha é “Denuncie a violência doméstica. Para algumas famílias, o isolamento está sendo ainda mais difícil”. A ação é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Cidadania.

De acordo com dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, houve aumento de 44% nas ocorrências de violência contra a mulher em São Paulo e 600% no Acre durante a pandemia. Já segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, houve aumento de 14,1% nas denúncias feitas ao Ligue 180 nos primeiros quatro meses de 2020 em relação ao ano passado. O mês de abril registrou crescimento de 37,6%.

A campanha vai usar peças de publicidade como cartazes, materiais para internet, rádio e televisão. Carros de som e rádios comunitárias também serão meios de divulgação das ações. Os canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos são o Disque 100, o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil. Eles são responsáveis por receber, ouvir e encaminhar denúncias de violações contra os direitos humanos.

Felipe Moura/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.