Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa autorizou a convocação de 75 novos delegados, 413 investigadores e 48 papiloscopistas para realizar exames médicos, etapa que precede a nomeação dos policiais para as funções. A publicação do edital de convocação deverá ocorrer até a próxima sexta-feira (23/05). “Estamos reestruturando e reforçando as nossas polícias para dar respostas ainda mais rápidas para a sociedade”, afirmou Richa.

A contratação dos profissionais de Segurança Pública é uma das ações do programa Paraná Seguro. Além do aumento do efetivo das polícias Civil, Militar e Científica, o programa permitiu a compra de novas viaturas e investimento em ações de inteligência para o combate à criminalidade.

“Pela primeira vez, o Governo do Estado está dando condições para que todas as comarcas do Paraná tenham um delegado de polícia, fortalecendo o trabalho da Polícia Judiciária”, ressalta o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, a nomeação amplia as condições de trabalho da instituição em todo o Estado. “Além disso, com mais profissionais conseguiremos estender os serviços da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)”, afirma. “Este é mais um compromisso sendo honrado pelo Governo do Estado”.

Investimento

Desde 2011, o Governo do Estado realiza o maior investimento em Segurança Pública da história do Paraná. Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que, há três anos, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro contavam com aproximadamente 17 mil homens em todo o Estado. Hoje, o efetivo é de 21.200.

Nos últimos três anos, foram contratados 6 mil policiais para atuar no Estado, somando as convocações para a PM, Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Científica. Outros 2.500 PMs e bombeiros estão na fase final de formação e devem reforçar o policiamento nas ruas nas próximas semanas.

Além de aumentar o efetivo, o governo melhorou a remuneração paga aos profissionais da Segurança Pública. No primeiro semestre de 2012, foi implantado o subsídio salarial, que colocou o Paraná como um dos estados brasileiros com a melhor remuneração das polícias Civil e Militar.

Todo esse investimento se reflete na diminuição dos índices de criminalidade. No ano passado, o Paraná registrou o menor número de assassinatos desde 2007, quando a atual série histórica começou a ser contabilizada. O número de homicídios dolosos foi 21% menor em 2013 com relação a 2010.
AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.