Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram para um aumento global da violência doméstica, em razão da pandemia da Covid-19. O Brasil, por exemplo, teve um aumento de 9% nos atendimentos do disque-180 desde o início de março. 

Como forma de auxiliar mulheres migrantes em situação de vulnerabilidade – uma parte da população bastante atingida pelo aumento na violência doméstica agravada pelo isolamento –, foi desenvolvido um informativo para distribuição virtual para apoio a ações de combate à violência doméstica em seis línguas: português, francês, creole, árabe, inglês e espanhol.

 A proposta é mostrar que as vítimas não estão sozinhas na luta contra a violência durante a quarentena. Traz informações sobre o que é a violência doméstica e como reconhecê-la, informa quem e onde procurar (com urgência ou não), além dos os serviços oferecidos para atendimentos em vários órgãos protetivos.

Parcerias

Realizado com apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), o material foi idealizado pelo Programa de Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), em parceria com o programa Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), a Cátedra Sérgio Vieira de Melo e os cursos de Psicologia e Design a Universidade Federal do Paraná (todos da UFPR).

 O MPT-PR apoia a iniciativa e destina recursos provenientes de indenizações trabalhistas para bolsas de duas estudantes que dão apoio à Delegacia da Mulher e ao Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), quando há denúncias de violência contra a mulher no âmbito doméstico ou no trabalho.

Acesse o material:

Português
Creole
Francês

Inglês

Espanhol

Árabe

Ascom/MPT/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.