Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No município de Jaguapitã, Norte-Central do estado, o Ministério Público do Paraná denunciou criminalmente um ex-diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Gestão 2014-2017), a vice-prefeita do Município, dois servidores públicos e dois empresários. Oferecida na segunda-feira, 28 de outubro, a denúncia decorre de investigações da operação “Saneamento Básico – Fase 01”, que apura a ocorrência de fraudes em procedimentos licitatórios do Samae para enriquecimento ilícito de agentes públicos e particulares.

Apuração da Promotoria de Justiça de Jaguapitã comprovou a atuação do grupo enquanto organização criminosa, na medida em que cada um exercia uma função específica e combinada. Os servidores, aproveitando-se dos cargos que ocupavam – de chefe da seção administrativa/pregoeira e operador de tratamento de água – fraudavam procedimentos licitatórios realizados no âmbito do serviço municipal, com a finalidade de favorecer empresas e seus respectivos proprietários. O diretor do Samae, que atuava como ordenador de despesas, chancelava as ilicitudes, aprovando a deflagração e posterior homologação dos procedimentos irregulares. A vice-prefeita, que mantinha relacionamento de amizade com uma das servidoras denunciadas, era beneficiada com enriquecimento ilícito a partir da conduta criminosa de peculato eletrônico (alteração de modo continuado dos valores devidos em sua conta de água residencial). Os fatos investigados foram praticados de 2013 a 2017.

Os investigados foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório e peculato eletrônico.

As investigações, que envolvem outros agentes em razão do alcance do grupo criminoso, continuam em andamento no âmbito da Promotoria de Justiça,

Autos nº 0002344-63.2019.8.16.0099

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.